PSI 2024: UFAM libera resultado preliminar da isenção

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) divulgou nesta terça-feira, dia 19 de setembro, o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referentes ao Processo Seletivo para o Interior (PSI2024.

Desse modo, os candidatos que solicitaram o benefício da gratuidade na inscrição já podem conferir os resultados por meio do site da Compec (Comissão Permanente de Concursos). Para consultar a resposta da UFAM, o candidato deve fazer login com o número de CPF e senha.

Como esse resultado é preliminar, caberá a interposição de recursos. Portanto, os candidatos cujos pedidos de isenção foram indeferidos poderão interpor recursos. De acordo com o cronograma, a contestação poderá ser feita on-line, das 10h do dia 20 de setembro às 17h do dia 21 seguinte (horário oficial de Manaus).

Após a análise dos recursos, a UFAM publicará o resultado final da isenção em 26 de setembro. Os candidatos não isentos deverão pagar a taxa para efetivar sua inscrição.

De acordo com o edital, tem direito ao benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que puder comprovar cumulativamente:

  • a) renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
  • b) ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

PSI 2024: Inscrições 

De acordo com o cronograma, a UFAM receberá as inscrições para o PSI 2024 no período de 28 de setembro às 23h59 do dia 19 de outubro. Os interessados deverão se inscrever on-line, por meio do site da Compec. 

No momento da inscrição, além dos dados pessoais, o candidato deverá escolher uma opção de curso de graduação/ campus e indicar se deseja concorrer às vagas em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.

Conforme indicado no edital, o valor da taxa de inscrição é R$ 100,00 (cem reais). Para efetivar a inscrição, os candidatos não isentos devem pagar esse valor até o dia 20 de outubro.

PSI 2024
O resultado preliminar da isenção está disponível. Imagem: UFAM

Provas do PSI 2024

A classificação dos inscritos no PSI 2024 para o preenchimento das vagas será estabelecida a partir do desempenho em prova aplicada pela UFAM. Os locais de prova serão nas cidades do interior para as quais há oferta de vagas. 

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do PSI 2024 acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro. De acordo com o edital, em ambos os dias, a aplicação será no período da manhã, das 8h15 às 13h15 (horário oficial de Manaus).

No 1º dia de prova a UFAM vai aplicar uma avaliação composta por uma posposta de Redação em Língua Portuguesa e por 60 questões objetivas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática e História.

No 2º dia de prova, a universidade aplicará uma prova com 60 questões objetivas de múltipla escolha sobre assuntos de Geografia, Física, Biologia e Química.

Vagas e cursos

O PSI visa o preenchimento de diversas vagas em diversos cursos de graduação ministrados nos campi da UFAM no interior do Amazonas. Portanto, as oportunidades ofertadas estão distribuídas entre os campi de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

Conforme indicado no edital, a oferta total da UFAM é de 569 vagas para ingresso no 1º semestre letivo de 2024.

Metade das vagas estão reservadas para estudantes egressos da rede pública de ensino, de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, há percentual de vagas exclusivo para estudantes de baixa renda e para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

A UFAM publicará os gabaritos preliminares em 20 de novembro, cabendo a interposição de recursos nos dias 21 e 22 seguinte. A divulgação do resultado final do PSI 2024 está prevista para o dia 19 de janeiro de 2024.

Confira o edital para mais detalhes.

Leia também Vestibular 2024: UVA oferta de mais de mil vagas; veja principais datas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.