UERJ aplica provas do Vestibular Estadual 2021 no domingo (18)

Após quatro adiamentos por causa da pandemia da covid019, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) aplica no próximo domingo, dia 18 de julho, as provas do Vestibular Estadual 2021. De acordo com a universidade, o processo seletivo recebeu mais de 46 mil inscrições.

Devido à pandemia a universidade optou por não dividir o vestibular em Exame de Qualificação e Exame Discursivo. Desse modo, os candidatos responderão a uma prova com questões objetivas e farão uma prova de redação.

A prova terá início às 9h e a duração de cinco horas. A universidade recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova com antecedência, uma hora antes do início marcado no cartão de confirmação do exame. Os candidatos foram distribuídos em 66 locais de prova.

No dia da prova, é preciso apresentar o cartão, documento oficial de identificação com foto, e levar uma caneta esferográfica (azul ou preta) produzida em material transparente. Além disso, os candidatos devem usar máscara de proteção respiratória.

De acordo com o edital, a prova objetiva será composta por com 60 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas: Biologia, Física, Geografia, História,  Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, e Química. Ainda de acordo com o edital, na prova de Língua Portuguesa e Literatura, haverá a cobrança de duas leituras obrigatórias: “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, e “1984”, de George Orwell.

Vagas e resultado

Conforme a UERJ, a oferta para o Vestibular Estadual 2021 é de 5.731 vagas. Do total de vagas, 25% estão reservadas para a seleção de alunos de acordo com a Lei de Cotas (Lei Nº 12.711): 

  • 20% para estudantes oriundos da rede pública;
  • 20% para negros e indígenas e;
  • 5% são para pessoas com deficiência (PcD) e filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e de administração penitenciária mortos ou incapacitados por causa do serviço.

A UERJ deve liberar as notas da redação no dia 30 de julho, de modo que os candidatos poderão solicitar revisão até o dia 1º de agosto. A divulgação do resultado final e do boletim do candidato está prevista para o dia 9 de agosto.

Clique aqui e confira detalhes sobre o Vestibular Estadual 2021 no site da UERJ.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também: Inscrições da 2ª edição de 2021 do Prouni terminam hoje.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.