Uerj abre período de inscrição para o Vestibular Estadual 2024

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), abre nesta terça-feira, dia 11 de abril, o período de inscrição do Vestibular Estadual 2024. Desse modo, os candidatos já podem se inscrever no 1º Exame de Qualificação, cujo valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00. 

Conforme as orientações da universidade, os interessados deverão se inscrever até o dia 25 de abril. O procedimento deve ser feito de forma virtual, exclusivamente por meio do site da Uerj. Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 26 de abril.

A Uerj recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação entre os dias 15 e 17 de março e liberou o resultado ontem (10). Os interessados poderão interpor recursos até essa terça-feira (11).

Conforme o edital, puderam solicitar o benefício estudantes que possuem renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 (um) salário mínimo nacional e que estão cursando ou já tenham concluído o último ano do Ensino Médio.

1º Exame de Qualificação

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do 1º Exame de Qualificação está marcada para o dia 4 de junho. A Uerj deve liberar o cartão de confirmação de inscrição com os locais de prova a partir de 14 de maio.

O exame contará com questões objetivas sobre assuntos das seguintes áreas: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; e Ciências Humanas. Para essa prova, a Uerj recomenda a leitura da obra “O meu amigo pintor”, de Lygia Bojunga, na íntegra. 

A divulgação do resultado do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2024 está previsto para o dia 15 de junho.

2º Exame de Qualificação

Para o 2º Exame de Qualificação, os candidato deverão realizar as inscrições no período de 10 a 24 de julho. É necessário realizar o pagamento de uma nova taxa de inscrição. Os estudantes de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa do 2º Exame de Qualificação entre os dias 14 e 16 de junho. A divulgação do resultado está prevista para o dia 8 de julho.

De acordo com o cronograma, a Uerj aplicará as provas do 2º Exame de Qualificação em 3 de setembro. Para essa prova, a obra recomendada pela universidade é “Anos de chumbo”, de Chico Buarque.

Os candidatos aprovados nessa etapa serão convocados para a última etapa do Vestibular Estadual 2024. 

Exame Discursivo

A aplicação do Exame Discursivo está marcada para o dia 3 de dezembro de 2023. Nessa etapa, os candidatos responderão a uma prova de redação em Língua Portuguesa e a questões discursivas sobre conteúdos do Ensino Médio.

De acordo com a Uerj, para o Exame Discursivo, os candidatos devem ler o livro “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco, para as questões de Língua Portuguesa e Literaturas, e “O menino do pijama listrado”, de John Boyne, para a prova de Redação.

Veja mais detalhes no site da universidade.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Unesp divulga calendário com as principais datas do Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.