UERJ abre nesta terça-feira (23) inscrições para cursos do Vestibular 2021

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) abriu nesta terça-feira (23) o período para a escolha dos cursos ofertados no Vestibular Estadual 2021. De acordo com as orientações do edital, os candidatos devem escolher os cursos até o dia 8 de abril, por meio do site da UERJ. 

Assim, os candidatos já inscritos no Exame de Qualificação devem obrigatoriamente escolher a opção do curso pretendido. Para isso, é preciso preencher os dados e seguir o procedimento até a finalização. Posteriormente, o estudante deve conferir no recibo do requerimento de inscrição a opção de curso. Conforme o edital, no mesmo período, os estudantes podem optar ou não por participar da seleção por cotas.

Desse modo, aqueles que optarem pelas cotas,  devem acessar o sistema depois do cadastro para enviar os documentos para análise socioeconômica. O sistema será aberto para o envio dos arquivos a partir do dia 24.

O candidato que não fizer a opção pelo sistema de cotas no prazo indicado perderá o direito de concorrer pelo sistema de cotas. Além disso, é  necessário escolher o curso dentro do prazo estipulado pela UERJ, pois os candidatos que não realizarem o procedimento serão considerados desistentes, acarretando assim na eliminação do participante. A UERJ irá liberar o cartão de confirmação de inscrição a partir de 13 de abril. Devido à pandemia da covid-19, a aplicação de provas acontecerá apenas em um dia e está prevista para o dia 2 de maio.

Provas e vagas do Vestibular Estadual 2021

O exame será composto de uma prova objetiva, com 60 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação. O edital estabelece ainda duas leituras obrigatórias: “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, e “1984”, escrito por George Orwell.

A oferta da UERJ para o Vestibular Estadual 2021 é de 5.731 vagas. Do total de vagas, 25% estão reservadas para a seleção de alunos de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, a reserva contemplará estudantes oriundos de escolas da rede pública de ensino e estudantes autodeclarados negros e indígenas.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia sobre UFRR divulga oferta de vagas para a 1ª edição do Sisu 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.