Sabinada: conheça essa revolta do Período Regencial

A Sabinada: tudo aquilo que você precisa saber

A Sabinada foi uma das tantas revoltas do Período Regencial, marcado por instabilidades.

A revolta aparece com uma certa frequência nas principais provas de história do Brasil do país, tanto sozinha quanto ao lado de demais rebeliões do período.

Dessa maneira, é fundamental que você domine as principais características desse evento para responder qualquer questão sobre ele com tranquilidade.

A Revolta de Sabinada: Introdução

A Revolta de Sabinada, conhecida também simplesmente como Sabinada, foi um levante armado que ocorreu na então província da Bahia.

A revolta se iniciou no mês de novembro de 1837 e terminou em março de 1838. A cidade de Salvador, então capital da Província, foi o epicentro dos conflitos.

A revolta é denominada de Sabinada devido ao nome do líder do conflito, Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira. Sabino era jornalista, médio, suas revolucionário federalista e possuía ideais republicanos.

A Revolta de Sabinada: Causas

Alguns motivos levaram à eclosão da Revolta. Entre eles, podemos citar principalmente:

  • A insatisfação dos participantes com a postura do governo regencial. Os regentes não conseguiam lidar com todas as revoltas que aconteciam no período.
  • A instabilidade do Período Regencial.
  • A insatisfação com o recrutamento dos baianos para lutar no Exército brasileira na Guerra dos Farrapos.
  • O desejo de criar uma república independente da província da Bahia.

A Revolta de Sabinada: Contexto Histórico

A Sabinada ocorreu durante uma fase da história do Brasil que ficou conhecida como Período Regencial. Nesse período, o governo federal era um governo de transição até que D. Pedro II, filho de D. Pedro I, atingisse a maioridade e pudesse exercer o cargo de imperador.

O período foi extremamente instável, marcado por muitas revoltas e por diversas crises.

A Revolta de Sabinada: Características

Muitas rebeliões aconteceram no período regencial. Porém, a Sabinada se diferencia das demais porque não queria a independência do seu território, ou seja, não era separatista. A revolta desejava somente construir uma república independente da província da Bahia, a República Bahiense, até o filho de D. Pedro I alcançar a maioridade. Quando D. Pedro II assumisse o trono, a Bahia voltaria a fazer parte do território brasileiro.

Outro ponto que difere a revolta dos demais levantes é que seus participantes não queriam o fim da escravidão. Dessa forma, a Sabinada contou com o apoio de funcionários públicos, oficiais militares, comerciantes, artesãos e uma parte das camadas mais pobres da sociedade. Os escravos não aderiram ao levante.

A Revolta de Sabinada: O levante e consequências

Em 7 de novembro de 1837, os revoltosos conseguiram conquistar a cidade de Salvador. No entanto, esse domínio foi apenas temporário: em março de 1838, as forças do governo, apoiadas pelo exército e por milícias, retomaram a cidade.

Os líderes foram condenados à pena de morte ou à prisão perpétua. Duas mil pessoas foram mortas nos conflitos e três mil foram presas após o seu desfecho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.