Entrevista de emprego: fale sobre você, suas competências e objetivos

Entrevista de emprego: fale sobre você, suas competências e objetivos de forma assertiva. Confira dicas importantes!

É comum que o candidato fique na dúvida sobre o que dizer durante uma entrevista de emprego, no entanto, é muito importante que se atente a alguns pontos para que possa se direcionar assertivamente dentro do processo seletivo.

Porém, é muito importante também que você seja você mesmo, considerando suas particularidades e personalidade. Por isso, é comum que muitos profissionais fiquem aquém do seu potencial durante um processo seletivo por conta do nervosismo pertinente a essa situação de avaliação.

Entrevista de emprego: fale sobre você, suas competências e objetivos

Todavia, o momento de falar durante a entrevista de emprego diz respeito a uma construção de sua narrativa e ao autoconhecimento pessoal e profissional. Sendo assim, confira algumas dicas:

 Fale sobre você

Este é um ponto relevante durante uma entrevista de emprego, no entanto, não deve ser um ponto de nervosismo, pois é o momento de você falar sobre você. 

Assim sendo, o selecionador avaliará a maneira como você enxerga suas experiências anteriores e quais são as suas metas futuras. Por isso, o necessário neste momento é que você preze pelo equilíbrio nas informações, ou seja, não demonstre ser muito pretensioso, porém, também não seja muito modesto para que não fique aquém de seu potencial, assim autossabotando o seu processo seletivo.

Fale sobre suas competências

Dentro de um processo de autoconhecimento profissional é importante que o candidato saiba quais são suas competências e habilidades.  Afinal, elas serão pertinentes a sua rotina de trabalho. 

Lembre-se de que não existe perfeição. Por isso, é muito importante que você fale sobre os conhecimentos que você possui e quais são os conhecimentos técnicos que te faltam para que você demonstre autoconhecimento e clareza do que precisa melhorar.

O que você quer para o futuro?

Claramente essa é uma pergunta abrangente, no entanto, é importante que você deixe claro o seu objetivo  para a empresa. Por exemplo, adquirir conhecimento para ser um gestor de equipe. Dessa forma, você estará objetivando a entrevista e reforçando o seu objetivo inserido no currículo.

Faça perguntas

É importante que o candidato estabeleça um diálogo com o seu entrevistador, principalmente porque, geralmente, ao final de cada entrevista, é cedido um espaço para o candidato questionar.

Sendo assim, pergunte sobre a vaga, benefícios, horários etc. Não saia da entrevista de emprego com dúvidas. É importante também que você demonstre conhecer a empresa para que você possa fazer perguntas pertinentes.

Missão, visão, valores e trajetória

Dessa forma, sugerimos que você analise o site da empresa e avalie a sua missão, visão, valores e trajetória, de modo que possa tirar dúvidas durante a entrevista de emprego de uma forma natural e demonstrar interesse pela posição oferecida. No entanto, avalie se, de fato, a vaga está correlata ao seu objetivo profissional. Uma vez que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.