UEMA recebe inscrições para Processo Seletivo EAD 2023 até 23 de junho

O período de inscrição para o Processo Seletivo Simplificado do Programa Especial EaD 2023 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) já está aberto. Esse processo seletivo visa a seleção de novos alunos para ingresso ainda no 2º semestre letivo deste ano nos cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD).

De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até as 23h59 do dia 23 de junho de 2023. Conforme indicado no edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

O procedimento de inscrição deve ser feito virtualmente. Desse modo, para se inscrever, o estudante deverá acessar o site da UEMA e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. O requerimento de inscrição solicita dados pessoais, escolares e de contato do candidato.

Além disso, no momento da inscrição, os candidatos devem indicar a opção de curso escolhida e informar se desejam participar do Processo Seletivo Simplificado do Programa Especial EAD UEMA 2023 através do sistema de cotas ou em ampla concorrência.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido, ou seja, até o dia 24 de junho.

A UEMA já recebeu os pedidos de isenção da taxa e divulgou nesta sexta-feira, dia 2 de junho, a relação de isentos do pagamento da taxa de inscrição. Conforme o edital, tiveram direito ao benefício os estudantes membros de famílias de baixa renda que estão inscritos no CadÚnico.

Processo Seletivo EaD 2023

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas está marcada para o dia 20 de agosto de 2023. Segundo a UEMA, os locais de prova serão nas cidades onde estão localizados os polos de ensino para os quais há oferta de vagas. A universidade deve liberar o cartão de confirmação de inscrição, com o local de prova, a partir de 14 de agosto.

A avaliação contará com 44 (quarenta e quatro questões) sobre conteúdos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio. Desse modo, a avaliação abarcará assuntos das seguintes grandes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (12 questões); Ciências Humanas (16); Matemática e Ciências da Natureza (16).

Oferta de vagas

A oferta total da UEMA nesse processo seletivo é de 1.020 (mil e vinte) vagas para os cursos de Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Gestão Comercial.

As oportunidades estão distribuídas por polos de apoio presencial localizados em 23 municípios. Desse modo, os estudantes devem indicar o polo escolhido no momento da inscrição.

Os polos de ensino da UEMA são nas seguintes cidades: Alto Parnaíba, Lago da Pedra, Anapurus, Loreto, Arari, Nina Rodrigues, Bom Jesus das Selvas, Paraibano, Cândido Mendes, Penalva, Coelho Neto, Pinheiro, Coroatá, Porto Franco, Codó, Santa Quitéria, Dom Pedro, São Luís, Fortaleza dos Nogueira, Timbiras, Humberto de Campos e Viana e Imperatriz.

Do total das vagas ofertadas, a UEMA reserva 10% para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e 5% para pessoas com deficiência (PcD).

Resultados

A UEMA divulgará o gabarito preliminar da prova no dia 20 de agosto, logo após a aplicação das provas. Conforme o edital, caberá a interposição de recursos em até 48h após a liberação do gabarito preliminar, exclusivamente por meio do site da universidade.

Após a análise dos recursos, a UEMA vai publicar o gabarito definitivo, com as respostas finais, no dia 29 de agosto. Já a divulgação do resultado final está prevista para o dia 20 de setembro de 2023. Nessa data, a universidade vai divulgar a relação de convocados em 1ª chamada para as matrículas, as orientações e documentos necessários para o registro acadêmico.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

Leia também UFRPE divulga classificação do Processo Seletivo 2023 para cursos de graduação ofertados na modalidade EaD; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.