UEMA encerra inscrições para o Vestibular 60+ 2023

O período de inscrição para o Vestibular 60+ promovido pela Universidade Estadual do Maranhã (UEMA) chega ao fim nesta sexta-feira, dia 19 de maio. Desse modo, os interessados em participar do Processo Seletivo Simplificado do Programa UEMA 60+ têm até as 23h59 de hoje para se inscrever. 

Com esse projeto, a universidade tem como objetivo promover o ingresso de pessoas da terceira idade no ensino superior. Desse modo, somente poderão participar do Vestibular 60+ da UEMA pessoas que tenham 60 anos completos ou mais, que são o público alvo do programa. Além disso, é preciso ter o Ensino Médio completo. 

De acordo com a UEMA, as inscrições serão recebidas de forma virtual. Portanto, para se inscrever, o candidato deve acessar o site da universidade e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. 

No momento do cadastro, o candidato deve indicar a opção de curso desejada, além de informar dos dados pessoais solicitados. Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 22 de maio. De acordo com o edital, a taxa é no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). 

Isenção da taxa

A UEMA já recebeu os pedidos de isenção da taxa e o resultado já está disponível em seu site. Conforme indicado no edital, puderam solicitar o benefício os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); membros de família de baixa renda; e servidores ou dependentes de servidor da UEMA.

Vestibular UEMA 60+

Para a classificação dos candidatos, a UEMA vai considerar as notas obtidas no exame aplicado. De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular 2023 está marcada para o dia 18 de junho de 2023. A aplicação será no período das 13h às 18h.

Conforme estabelecido no edital, a avaliação contará com 44 questões objetivas sobre conteúdos referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e uma prova de redação da Língua Portuguesa. Nesse sentido, a prova será composta da seguinte forma:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua
    Inglesa, Língua Espanhola – 12 questões;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia, Sociologia – 16 questões;
  • Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Matemática, Física, Biologia, Química – 16 questões.

Oferta de vagas

Ao todo, a UEMA está ofertando 66 vagas para ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo deste ano. As oportunidades ofertadas pela UEMA são para ingresso em 11 opções de cursos de licenciatura. 

As vagas estão distribuídas entre os campi da UEMA localizados nas cidades de São Luís, Caxias, Timon, Lago da Pedra, e Coelho Neto. De acordo com o edital, as oportunidades são para os seguintes cursos: Ciências Biológicas, Matemática, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Pedagogia, Letras, Geografia, Química.

Resultados 

De acordo com o cronograma, a UEMA divulgará o gabarito preliminar da prova objetiva no dia 18 de junho, logo após a aplicação das provas. Conforme o edital, haverá a possibilidade de interposição de recursos nos dias 19 e 20 do mesmo mês. Após a análise dos recursos, a UEMA divulgará o gabarito definitivo no dia 27 de junho de 2023. 

A publicação do resultado preliminar (lista tríplice de vagas) está prevista para o dia 30 de junho, enquanto o resultado final está previsto para o dia 10 de julho de 2023. Na mesma data, a UEMA publicará a lista de convocados em 1ª chamada e as orientações para o registro acadêmico dos candidatos aprovados. 

O procedimento de matrícula deverá ser feito de forma presencial, com a apresentação de todos os documentos indicados no edital no prazo estabelecido pela Pró-Reitoria de Graduação da UEMA.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

Leia também Fuvest abre período para pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.