UEM divulga datas e procedimentos de isenção do Vestibular Inverno 2023

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) já divulgou os prazos e procedimentos referentes aos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular de Inverno 2023. De acordo com a Comissão de Vestibular Unificado de Maringá (CVU), os pedidos de isenção serão recebidos no período de 8 a 19 de maio.

Ainda de acordo com o edital, os interessados no benefício de isenção da taxa de inscrição deverão realizar a inscrição e preencher o requerimento específico de forma virtual, exclusivamente por meio do site da universidade.

Quem tem direito à isenção?

Conforme o edital de isenção, têm direito ao benefício da inscrição gratuita os estudantes que possam comprovar que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam membros de família de baixa renda, com renda familiar mensal bruta de até meio salário mínimo per capta.

No momento da solicitação, além de preencher os dados solicitados no formulário, para a comprovação dos critérios, os estudantes deverão anexar os seguintes documentos:

  1. Folha resumo do cálculo do CadÚnico atualizada;
  2. Cópia do comprovante de conclusão do 2° grau ou declaração do estabelecimento de ensino, informando que o candidato se encontra matriculado e cursando a última série do Ensino Médio;
  3. Cópias da carteira de identidade (RG), do CPF e do NIS (PIS).

Resultado da isenção

De acordo com o cronograma, a publicação do resultado da isenção está prevista para o dia 26 de maio. Os candidatos interessados poderão interpor recursos nos dias 29 e 30 do mesmo mês, por meio do site da UEM. No entanto, o edital estabelece que a UEM não permitirá a inclusão ou substituição de documentos.

Ainda segundo o cronograma, após a análise dos recursos, a CVU divulgará resultado de reanálise no dia 6 de junho, por meio da publicação de edital específico.

Os candidatos beneficiados com a isenção terão suas inscrições homologadas pela CVU. No entanto, aqueles que não forem beneficiados pela isenção deverão providenciar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 21 de junho de 2023, caso queira participar do processo seletivo.

Os candidatos beneficiados com a isenção da taxa que utilizem documentos ou informações falsas estarão sujeitos às penalidades previstas no art. 299 do Decreto Lei n° 2.848. Além disso, o ato implicará também na anulação da inscrição no processo e de todos os efeitos daí decorrentes. As demais regras e orientações para a isenção podem ser conferidas no edital de isenção.

Vestibular de Inverno 2023

A UEM ainda não divulgou o período de inscrição e o número exato de vagas ofertadas no Vestibular de Inverno 2023, mas a universidade deve oferecer cerca de 2 mil vagas para ingresso de novos alunos no 2º semestre de 2023.

A aplicação das provas está marcada para o dia 27 de agosto. As provas dos Vestibulares UEM contam com 50 questões objetivas sobre assuntos do Ensino Médio: Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Conhecimentos Específicos.

Além disso, a universidade aplicará uma prova de redação em Língua Portuguesa, conforme indicado no Programa dos Vestibulares 2023. Na prova de redação, a UEM poderá solicitar os seguintes gêneros textuais: Artigo de opinião; Carta aberta; Carta de solicitação; Carta do leitor; Relato; e Resposta argumentativa.

Os locais de aplicação das provas dos vestibulares da UEM são nos seguintes municípios do Paraná: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama. 

A UEM ainda não divulgou as demais informações do processo seletivo. Portanto, os candidatos devem acompanhar as publicações no site da CUV para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFVJM divulga prazo para o envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição e demais datas da SASI 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.