A literatura de Tomás Antônio Gonzaga: resumo para o ENEM

Confira!

A literatura de Tomás Antônio Gonzaga: confira!

Tomás Antônio Gonzaga foi um dos principais escritores do movimento conhecido como “Arcadismo”.

A literatura produzida pelo autor pode ser abordada por questões de literatura dentro das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e a prova do ENEM.

Assim, para que você consiga compreender o assunto, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber sobre a literatura de Tomás Antônio Gonzaga. Confira!

Tomás Antônio Gonzaga: introdução

Como mencionado, Tomás Antônio Gonzaga participou do Arcadismo Brasileiro, um movimento literário do século XVIII.

O autor também participou de forma ativa em eventos importantes da história brasileira, como a Inconfidência Mineira.

Outros poetas fizeram parte do arcadismo brasileira ao seu lado, como Inácio José de Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa.

Tomás Antônio Gonzaga: biografia

Tomás Antônio Gonzaga nasceu no mês de agosto do ano de 1744, em Portugal. No ano de 1751, o futuro autor se mudaria para o Brasil com o seu pai.

Tomás Antônio Gonzaga: nome árcade

Assim como os demais escritores do movimento, Tomás Antônio Gonzaga possuía um nome árcade, que era por ele usado dentro de seus poemas. O seu nome era “Dirceu”.

Tomás Antônio Gonzaga: principais obras

Dentre as suas principais obras, podemos destacar o poema Marilia de Dirceu, escrito no ano de 1792.

Em “Marília de Dirceu”, Tomás Antônio Gonzaga utilizou uma história de sua vida pessoal para dar vida à sua poesia, destacando a sua paixão por Maria Doroteia, que pode ser encontrada dentro da obra com o nome de “Marília”.

Ainda, o autor também escreveu a obra “Cartas Chilenas”, um poema de caráter satírico.

Tomás Antônio Gonzaga: características

Nas obras de Tomás Antônio Gonzaga podemos encontrar a presença de um tom bucólico, a exaltação da natureza e o uso de lirismo. Ainda, podemos destacar também o tom pastoril e a presença de um forte sentimentalismo.

Todas essas características, com um destaque para a exaltação da natureza, faziam parte de toda a produção do Arcadismo, tanto em Portugal como no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.