UEPA recebe inscrições para Prosel 2024 via ENEM

Estão sendo oferecidas 3.586 vagas

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) é uma instituição de ensino superior pública que foi fundada no ano de 1993. A universidade possui sede em Belém, capital do estado. 

Na última sexta-feira, dia 20 de outubro, a UEPA anunciou a abertura do período de inscrições para a próxima edição do seu Vestibular (Prosel 2024).

Dessa maneira, para te ajudar a entender como o processo seletivo irá funcionar, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais informações sobre o Prosel 2024 da UEPA. Vamos conferir!

Prosel 2024 UEPA: inscrições já estão abertas

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, o período de inscrições para o Prosel 2024 começou na última sexta-feira, dia 20 de outubro. Todos os estudantes interessados poderão se inscrever até 09 de novembro.

As inscrições poderão ser realizadas somente de forma online por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site da UEPA. Para dar início ao procedimento de inscrição, os candidatos devem realizar login ou cadastro na plataforma.

Nota do ENEM Prosel UEPA
Os candidatos serão selecionados com base nas notas obtidas no ENEM 2023. Imagem: Agência Pará/Reprodução

Poderão participar do Prosel 2024 os candidatos que atenderem aos seguintes requisitos:

  • Já concluíram o ensino médio ou estão concluindo a última série do Ensino Médio ou equivalente referente ao período letivo de 2023;
  • Participantes do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023.

Dessa maneira, os candidatos que ainda estão cursando a primeira ou a segunda série do ensino médio (“treineiros”) não poderão participar do processo seletivo da UEPA.

Ficou com alguma dúvida sobre os procedimentos de inscrição? Acesse o edital do Prosel 2024 e confira mais informações sobre o processo seletivo.

Prosel 2024 UEPA: taxa de inscrição

Todos os estudantes interessados deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 100,00 para participar do processo seletivo da UEPA.

Porém, a instituição também está oferecendo aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os pedidos poderão ser enviadas até o dia 30 de outubro através do site do Prosel 2024.

Poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que estiverem incluídos em pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Candidatos que concluíram ou irão concluir ainda em 2023 o Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino no Estado do Pará;
  • Pessoas com deficiência (PcD);
  • Servidores da UEPA ou seus dependentes;
  • Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa será divulgado pela UEPA no dia 01 de novembro e serão aceitos recursos. Por fim, o resultado final e a lista dos candidatos contemplados será divulgada no dia 06 de novembro.

Prosel 2024 UEPA: funcionamento do processo seletivo

Segundo as informações presentes no edital do processo seletivo, a UEPA irá selecionar os seus futuros alunos exclusivamente com base nas notas obtidas no ENEM 2023.

Dessa forma, a pontuação final dos candidatos no processo seletivo será calculada por meio da média aritmética das notas obtidas pelos participantes nas provas do ENEM 2023.

Prosel 2024 UEPA: oferta de vagas

Nesta edição do processo seletivo, a UEPA está oferecendo 3.586 vagas para cursos variados. Do total, 1.438 vagas serão destinadas aos cursos ministrados na unidade da instituição em Belém/PA e o restante (2.148) para os cursos ministrados em outras cidades do interior do Pará.

Da vagas, 1.756 vagas serão destinadas aos cursos de Licenciatura e Bacharelado do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da UEPA e 990 vagas serão direcionadas para os cursos do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Também serão oferecidas 840 vagas para os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Além disso, é importante ressaltar que a UEPA irá utilizar o sistema de reserva de vagas (cotas) nesta edição do processo seletivo. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 30% das vagas: candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de ensino;
  • 20% das vagas: candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos em escola pública e se autodeclararem negros ou indígenas;
  • 50% das vagas: para os candidatos que cursaram ao menos uma série do ensino médio ou equivalente em escolas particulares.

Comentários estão fechados.