Tudo o que você precisa saber sobre o Pix Automático

A nova funcionalidade do PIX deverá ser lançada em poucos meses no Brasil. Trata-se do PIX Automático, cujo lançamento está previsto para abril de 2024. Isso quer dizer que faltam apenas seis meses para os brasileiros utilizarem essa nova ferramenta do sistema.

No entanto, nem todos sabem o que esta nova funcionalidade e como ela irá funcionar no país. Em resumo, o Pix Automático funcionará como uma versão do débito automático, de maneira mais aprimorada. Este serviço vai permitir aos usuários o pagamento de despesas recorrentes, como contas de luz, água e telefone, e dívidas parceladas a longo prazo.

A saber, o funcionamento do Pix Automático ocorrerá através do convênio entre a prestadora de serviços e os bancos. Como poucos bancos oferecem essa modalidade, a nova funcionalidade deverá impactar fortemente a concorrência, segundo o Banco Central (BC).

No brasil, o débito automático depende de convênios bilaterais com as instituições. Portanto, há muita complexidade operacional, sem contar nos custos elevados. Tudo isso restringe o serviço a grandes empresas, ou seja, a população em geral não tem acesso ao serviço, mas sim as prestadoras de serviços públicos, em sua maioria.

Com a entrada em funcionamento do PIX Automático, as empresas de qualquer segmento e porte poderão acessar a funcionalidade. Em outras palavras, haverá uma abrangência do serviço, que permitirá o débito de consumo de vários serviços, como energia elétrica, gás, streaming, escolas, condomínios e academias, entre outros.

PIX Automático deverá facilitar a vida das pessoas

De acordo com o BC, o PIX Automático deverá tornar mais fácil o débito automático de diversas contas, dando mais comodidade aos usuários. Em suma, os pagamentos ocorrerão de maneira automática, a partir da autorização prévia das pessoas.

Dessa forma, os brasileiros não precisarão mais se preocupar em realizar transferências ou pagamentos manuais todos os meses. Como as dívidas chegam mensalmente, e as pessoas acabam realizando as mesmas ações, o débito será automático será uma verdadeira liberdade desse compromisso.

Essa nova funcionalidade será muito prática e conveniente para os clientes, proporcionando economia de tempo e evitando o esquecimento do pagamento de contas e dívidas. O BC também revelou que haverá a redução dos custos administrativos. Isso beneficiará tanto os usuários quanto as empresas.

PIX Automático deverá facilitar a vida dos brasileiros a partir de 2024
PIX Automático deverá facilitar a vida dos brasileiros a partir de 2024. Imagem: Agência Brasil.

BolePix

Cabe salientar que o Banco Central vem estruturando outras modalidade do PIX para aumentar os serviços oferecidos à população. Além do Pix Automático, a autarquia também está trabalhando em outra funcionalidade para facilitar a vida dos brasileiros, o BolePix.

Em síntese, o BolePix terá uma funcionalidade completamente diferente do PIX Automático. A modalidade funcionará como um replicador do boleto, com o QR Code aparecendo como um boleto. Assim, permitirá ao consumidor o pagamento do documento via Pix, promovendo uma liquidação instantânea, sem precisar esperar dias para o pagamento ser confirmado.

Esta iniciativa irá unir as funcionalidades do boleto e a instantaneidade do PIX. Aliás, o serviço também vai poder realizar o recálculo de valores a serem pagos, caso haja necessidade. Além disso, a modalidade vai permitir pagamentos nos domingos, algo que não é possível atualmente com os boletos, já que a contagem para a confirmação do pagamento só considera dias úteis.

Da mesma forma que o Pix Automático, o início do BolePix também está previsto para o ano que vem. Isso quer dizer que a população poderá esperar por grandes novidades do PIX em 2024, evidenciando o trabalho do Banco Central para trazer inovações aos brasileiros.

BC está desenvolvendo várias funcionalidades

Há algumas semanas, o BC informou que está desenvolvendo outras funcionalidades para o PIX, além das citadas. “O uso de novas tecnologias que tornam a experiência de pagamento ainda mais rápida pode ser benéfico principalmente em alguns casos de uso específicos, como pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e transporte público“, disse o BC no relatório de gestão do Pix.

Segundo cálculos do BC, houve mais de 3,5 milhões de transações via Pix até o dia 31 de julho. Em resumo, estas operações somaram aproximadamente R$ 1,4 trilhão, refletindo a utilização disseminada entre os brasileiros.

No final de agosto, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o Pix vai assumir o lugar dos cartões de crédito no país em algum momento. Inclusive, o BC vem planejando utilizar o sistema de pagamento instantâneo dessa maneira, ocupando o lugar dos cartões de crédito.

Em síntese, a nova função teria o poder de dispensar as bandeiras dos cartões de crédito, promovendo uma redução dos custos e das taxas de juros, pois haveria uma intermediário a menos no processo de utilização dos cartões. Isso mostra que os brasileiros poderão aproveitar o meio de pagamento instantâneo para utilizá-lo tanto como débito automático quanto como cartão de crédito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.