Transformação digital sustentável 

A transformação digital sustentável requer diversas ações e políticas públicas para a preservação dos recursos naturais. Saiba mais!

O conceito brasileiro de “cidades inteligentes” pode ser complementado pelos conceitos auxiliares de “Transformação Digital Sustentável” e “Desenvolvimento Urbano Sustentável”.  Assim sendo, a transformação digital sustentável requer diversas ações e políticas públicas para a preservação dos recursos naturais.

 Transformação digital sustentável 

Todas essas ações devem ser realizadas de forma adequada e com respeito às características socioculturais, econômicas, urbanas, ambientais e político-institucionais específicas de cada território, de acordo com o Governo Digital. E também devem conservar os recursos naturais e preservar as condições de saúde das pessoas. 

Desenvolvimento Urbano Sustentável 

De acordo com definição oficial do Governo Digital, é o processo de ocupação urbana orientada para o bem comum e para a redução de desigualdades. Este processo equilibra as necessidades sociais, dinamiza a cultura, valoriza e fortalece identidades. 

Desenvolvimento sustentável e tecnológico

A utilização dos recursos naturais, tecnológicos, urbanos e financeiros de forma responsável, promove o desenvolvimento econômico local, impulsiona a criação de oportunidades na diversidade, bem como, impulsiona a inclusão social, produtiva e espacial de todas as pessoas, de gerações presentes e futuras. 

Ações urbanas 

Além disso, o desenvolvimento sustentável promove a distribuição equitativa de infraestrutura, espaços públicos, bens e serviços urbanos. De acordo com as informações oficiais, o desenvolvimento sustentável também impulsiona o adequado ordenamento do uso e da ocupação do solo em diferentes contextos e escalas territoriais; bem como, respeita pactos sociopolíticos estabelecidos em arenas democráticas de governança colaborativa.

Todas essas ações devem ser realizadas de forma adequada e com respeito às características socioculturais, econômicas, urbanas, ambientais e político-institucionais específicas de cada território, além disso, as ações também devem conservar os recursos naturais e preservar as condições de saúde das pessoas, explica o Governo Digital.

Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU)

O processo de transformação digital precisa ser adequado às realidades locais. Essa adequação deve levar em conta as áreas remotas e as diferenças entre áreas rurais e urbanas dos municípios, assim sendo, a gestão urbana deve seguir as tipologias da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

De acordo com as informações oficiais do Governo Digital, a transformação digital também é uma transformação urbana. A cidade é um sistema complexo, dinâmico e vivo, que reflete, reage e materializa questões culturais, sociais, ambientais e econômicas.

A articulação entre setores e disciplinas científicas combina tecnologias digitais e sociais, inclusive de forma experimental. O objetivo é desenvolver novos processos para melhorar a qualidade de vida nas cidades, destaca o Governo Digital.

Preservação de recursos naturais

A ações de conservação do meio ambiente incluem o uso sustentável dos recursos naturais; combate e reversão de práticas de degradação do meio ambiente; reconhecimento e adoção de soluções baseadas na natureza, e o reconhecimento e a adoção de outras abordagens ambientais inovadoras nas matrizes de desenvolvimento, destaca o Governo Digital através de documento oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.