PIS/Pasep: Trabalhou em 2021? Saiba quando poderá receber o abono salarial

PIS/Pasep: Trabalhou em 2021? Saiba quando poderá receber o abono salarial

O Governo Federal já encerrou os depósitos do abono salarial PIS/Pasep para quem trabalhou no ano de 2020. No entanto, uma dúvida tem deixado os trabalhadores apreensivos, uma vez que o benefício para quem trabalhou em 2021 também deveria ser pago este ano. 

O Governo Federal já encerrou os depósitos do abono salarial PIS/Pasep para quem trabalhou no ano de 2020. No entanto, uma dúvida tem deixado os trabalhadores apreensivos, uma vez que o benefício para quem trabalhou em 2021 também deveria ser pago este ano.

Quando os trabalhadores que atuaram com carteira assinada no ano passado receberão o abono salarial PIS/Pasep? Saiba mais.

Trabalhei em 2021, quando vou receber o abono salarial?

Quem trabalhou com carteira assinada em 2021 receberá o abono salarial apenas em 2023. Quanto a isso, até o momento não há nada detalhado. O Governo Federal ainda não divulgou o calendário ou anunciou o valor, por exemplo.

Todavia, a expectativa é que o montante para realizar os próximos pagamentos do PIS/Pasep seja de R$ 20 bilhões, para cerca de 23 milhões de cidadãos de direito. Esses deverão ser os números constantes no Orçamento para o próximo ano.

Contudo, é importante ressaltar que até o momento não há informações acerca das regras. Logo, entende-se que permanecerão as mesmas. Sendo assim, para receber o abono salarial ano-base 2021 o trabalhador deverá se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2021;
  • Ter recebido em média até dois salários mínimos por mês em 2021;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Além disso, é preciso que a empresa tenha enviado corretamente os dados dos trabalhadores na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Você sabe o número do seu PIS?

Para fazer a consulta do valor a ser recebido, você deverá ter em mãos seu número PIS. Se você não sabe qual é o seu número, é possível consultar no portal Meu INSS. O primeiro passo, ao entrar no site, é logar com sua conta gov.br.

Após logar, você só precisará abrir a página de “Meu Cadastro”. Ela contém todas as suas informações associadas ao sistema gov.br, o que inclui seu número PIS. É um processo muito fácil e que permite que você possa consultar com seu banco.

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