Atenção, trabalhador! Se você esqueceu ou simplesmente não quis sacar o abono salarial PIS/Pasep dos anos anteriores, saiba que ainda é possível resgatar os recursos.
Até o dia 29 de dezembro deste ano, será possível resgatar valores do abono salarial ano-base 2019 e 2020. Veja como realizar o procedimento a seguir!
Como sacar o abono salarial PIS/PASEP de 2019?
Por esta ser uma segunda chance para sacar os valores, os trabalhadores de direito terão que fazer uma requisição formal de reemissão. Desta forma, o pedido pode ser feito:
- presencialmente, com um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho para abertura de recurso administrativo, ou
- pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, colocando no lugar de “uf” a sigla do estado em que o trabalhador reside.
Feita a solicitação de reemissão, o trabalhador terá até dia 29 de dezembro para sacar o dinheiro. Porém, caso não os resgate, terá que esperar a liberação de um novo calendário do PIS/Pasep.
Como sacar o abono salarial de 2020?
O benefício foi depositado ainda este aos titulares que se enquadram nos requisitos de elegibilidade, sendo assim, basta procurar os meios de saque da instituição financeira na qual recebe o benefício.
Lembrando que a Caixa Econômica Federal é a responsável pelos pagamentos do PIS, voltados aos empregados da iniciativa privada e Banco do Brasil gerencia os repasses do Pasep, destinados aos servidores públicos.
Quem tem direito ao PIS/Pasep?
Para ter acesso ao benefício, é necessário que o trabalhador se enquadre nos seguintes critérios:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
- Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
- Estar com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Veja como fazer a consulta do PIS pelo CPF
- Baixe o aplicativo;
- Abra o app e informe o seu CPF na área do login;
- Digite a sua senha do Gov.br;
- Após entrar, é só ir no canto superior da tela, onde estão os detalhes do PIS;
- No mesmo aplicativo está a opção de tirar dúvidas.
Vale ressaltar que será necessária uma conta no Gov.br, caso não tenha, basta se cadastrar informando o nome completo, a data de nascimento, e-mail e o número do CPF. A consulta do PIS pelo CPF também pode ser feita por meio da Central de Atendimento, pelo número 158.