Trabalho escravo no século XXI: Documentários sobre o tema

A ONU “Organização das Nações Unidas” escolheu o dia 2 de dezembro como o Dia Internacional para Abolição da Escravatura. No entanto, o trabalho escravo no século XXI ainda é uma realidade. 

A saber, a ONU escolheu essa data somente em 2004 quando a prática já era considerada ilegal em todos os países do mundo. 

Entretanto, o trabalho escravo continua sendo um problema nos quatro cantos do mundo e diversas nações buscam alternativas para erradicar o problema. 

Para ajudá-los na preparação do Enem e demais vestibulares, selecionamos algumas dicas de documentários sobre o trabalho escravo no século XXI, acompanhe o artigo e fique por dentro!

Documentários sobre o trabalho escravo no século XXI

Infelizmente o trabalho escravo ainda existe mesmo no século XXI e por isso vários documentários abordam o tema, veja a lista que selecionamos. 

O lado negro do chocolate

Neste documentário, o jornalista dinamarquês Miki Mistrati denuncia o trabalho escravo infantil em plantações de cacau na Costa do Marfim. 

Por meio de câmeras escondidas, ele consegue mostrar os locais de tráfico de crianças na África e as plantações onde as crianças acabam obrigadas a trabalhar. 

The True Cost 

O documentário aborda os reais custos da moda descartável. O diretor Andrew Morgan conversa com pessoas que ganham dois dólares por dia. 

Além disso, ele também conversa com empresários têxteis, produtores de algodão, economistas e ativistas dos direitos humanos para demonstrar o imenso impacto do consumo desenfreado de produtos de moda na vida dos humanos e na Terra. 

Supermarket Slave Trial

O documentário demonstra uma investigação realizada pelo jornal The Guardian, demonstrando o trabalho escravo que acontece por meio da venda de camarões. 

Trata-se de um produto consumido principalmente pelas classes sociais mais altas e comercializado em grandes redes de supermercados. 

Forced Labour in the Uzbek cotton industry

O Uzbequistão é um dos maiores produtores de algodão do mundo. No entanto, quando ocorre a colheita anual, o povo do país acaba obrigado pelo governo a largar seu trabalho e ajudar nas plantações de algodão. 

Ou seja, os trabalhadores acabam ameaçados de punição e demissão. Ademais, o documentário demonstra como realizou-se a colheita de 2016 e como o trabalho escravo estava presente no campo. 

E então, gostou das dicas de documentários sobre o trabalho escravo contemporâneo?

Não deixe de ler também – Muro de Berlim: Filmes que abordam o tema

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.