Muro de Berlim: Filmes que abordam o tema 

O Muro de Berlim tornou-se um símbolo da Guerra Fria ao dividir a Alemanha Ocidental “Capitalista” e a Alemanha Oriental “Socialista”. 

Ele foi erguido em 1961 e possuía 3,5 metros de altura, 100 quilômetros de placas de concreto, torres de observação e cercava Berlim Ocidental por completo. 

O principal objetivo do Muro de Berlim era evitar a emigração de pessoas que viviam na Berlim Oriental para o lado Ocidental. 

O Muro ficou de pé entre os anos de 1961 e 1989 e foi derrubado quando a Guerra Fria estava próxima de chegar ao fim com o enfraquecimento da URSS “União das Repúblicas Socialistas Soviéticas”. 

Dessa maneira, trata-se de um tema muito importante para quem está se preparando para o Enem e demais vestibulares. Por isso, selecionamos algumas dicas de filmes que abordam o assunto e podem auxiliar nos seus estudos, veja!

Dicas de filmes sobre o Muro de Berlim

Estudar por filmes tornou-se uma maneira alternativa no preparado para as avaliações futuras. Desse modo, fique ligado nas dicas de filmes que abordam o contexto histórico do Muro de Berlim; veja!

Ponte dos Espiões (2015)

O filme conta a história do advogado americano James Donovan, recrutado para defender um espião soviético e acaba auxiliando na negociação de troca com um espião americano capturado na URSS. 

A negociação aconteceu em Berlim Oriental no ano de 1961, do outro lado do Muro de Berlim pouco tempo após a sua construção. 

O longa também mostra diversas cenas do que sobrou do muro que estão presentes até hoje na Alemanha para que o mundo não se esqueça do acontecido. 

Adeus, Lênin (2003)

O filme conta a história de uma mulher que acaba entrando em coma na Alemanha Oriental e só volta a si no ano de 1990 quando as Alemanhas já foram reunificadas. 

Dessa maneira, o filho da mulher arma toda uma ambientalização para que a mãe não sofra um grande impacto ao descobrir que tudo mudou. 

A vida dos outros (2006)

O filme mostra a polícia secreta da Alemanha Oriental denominada de Stasi. Um agente infiltrado encarregado de colocar escutas e monitorá-las, vigia um escritor e sua namorada, entretanto, acaba absorvido pela vida deles. 

O filme se passa no ano de 1984, mas conta a história até depois da queda do Muro de Berlim. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre o Muro de Berlim?

Não deixe de ler também – História: Consequências da Segunda Guerra Mundial

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.