Milhares de trabalhadores brasileiros seguem recebendo o pagamento do PIS/Pasep. No entanto, de acordo com informações oficiais, os benefícios ano-base de 2019 e 2020 foram esquecidos por quase 1 milhão de brasileiros. Confira quem ainda pode resgatar o dinheiro!
Primeiramente, é importante destacar que o quantitativo de pessoas informado acima deixaram de sacar o benefício do PIS e PASEP nos dois últimos calendários de pagamentos do benefício. Por esse motivo, o Governo Federal liberou um novo período para que os trabalhadores possam efetuar a retirada dos valores que estão parados.
Dados do Ministério do Trabalho e da Previdência apontam que o abono salarial de 2019 foi esquecido por um total de 320 mil pessoas, enquanto o abono salarial de 2020 não foi sacado por 561 mil trabalhadores. O prazo para o resgate vai até 29 de dezembro.
A saber, o PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, e é pago por meio da Caixa Econômica Federal. Já o Pasep, é voltado aos servidores públicos, sendo pago pelo Banco do Brasil.
PIS/Pasep de 2019
Para ter acesso ao benefício, é necessário que o trabalhador se enquadre nos seguintes requisitos:
- Primeiramente, estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ademais, recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
- Por outro lado, exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019, é requisito para receber o benefício.
- Por fim, possuir os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem outras opções, como:
- Através da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
- Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
- Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
- Através do Portal Gov.br.
O aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS) permite a consulta. É possível saber qual valor que será pago, qual será a data permitida para o saque e qual será o banco que intermediará o recebimento do benefício.
Contudo, é importante ressaltar que o portal Gov.br permite a consulta. Veja:
- Baixe o aplicativo;
- Abra o app e informe o seu CPF na área do login;
- Digite a sua senha do Gov.br;
- Após entrar, é só ir no canto superior da tela, onde estão os detalhes do PIS;
- No mesmo aplicativo está a opção de tirar dúvidas.
Vale ressaltar que será necessária uma conta no Gov.br, caso não tenha, basta se cadastrar informando o nome completo, a data de nascimento, e-mail e o número do CPF.
A consulta do PIS pelo CPF também pode ser feita por meio da Central de Atendimento, pelo número 158.
PIS/Pasep de 2020
Aproximadamente meio milhão de trabalhadores não sacaram o abono salarial PIS/PASEP, ano-base de 2020. Os pagamentos começaram no dia 08 de fevereiro, e os trabalhadores podem fazer o saque até 29 de dezembro deste ano. O abono salarial é pago a mais de 24 milhões de trabalhadores e 98% deles já foram sacar o benefício.
No início de abril, o Governo confirmou que 561.073 mil trabalhadores ainda não tinham sacado o dinheiro do programa, o que equivale a um total de R$523,2 milhões. O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou os dados.
Do total de beneficiários, 157.575 abonos do PIS, somando R$ 133,4 milhões e 403.498 abonos do Pasep, somando R$ 389,8 milhões.
O PIS é pago para trabalhadores com carteira assinada da iniciativa privada e é pago pela Caixa Econômica Federal. O PASEP é para funcionários públicos e tem pagamentos via Banco do Brasil.
Veja abaixo como saber se você tem direito, como verificar o valor e como fazer o saque.
O trabalhador do setor privado pode consultar o benefício por meio do aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Já o servidor público, pode verificar as informações pela Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).
Contudo, nos dois casos é possível realizar uma consulta pelo telefone 158 ou pela carteira de trabalho digital. Veja o passo a passo:
- Inicialmente, baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
- Acesse a plataforma com o CPF e senha do gov.br;
- Ao entrar na página inicial, clique em “Benefícios”;
- Portanto, na sequência, selecione “Abono Salarial” e verifique as informações disponíveis.