Totalitarismo: tudo o que você precisa saber

Confira um resumo sobre o tema!

Totalitarismo: definição e principais características

O termo “totalitarismo” se refere a um tipo de regime político que teve início e fim na Europa durante o século XX.

Historicamente, o totalitarismo é muito importante, uma vez que diversas sociedades foram prejudicadas de forma irreparável enquanto comandadas por líderes totalitários.

Assim, não é de se surpreender que o assunto seja tão abordado por questões de sociologia e de história geral nos vestibulares e na prova do ENEM.

Totalitarismo: definição

O totalitarismo é um regime político que tem como objetivo a dominação de uma determinada sociedade de forma geral e em diversos aspectos (políticos, econômicos, individuais e sociais). Nesse tipo de regime, o governo, representado pela figura de um líder carismática, busca construir uma nova sociedade, com base nos valores passados aos seus membros pelo líder e através de uma ideologia.   

Os principais exemplos de regimes que adotaram o totalitarismo na Europa no século XX  foram: o Stalinismo, na União Soviética, o Fascismo, na Itália e o Nazismo, na Alemanha.

Totalitarismo: origens

Historiadores afirmam que o totalitarismo teria surgido no ano de 1923, quando o jornalista Giovanni Amendola, opositor de Benito Mussolini, se referiu ao futuro líder fascista como “totalitário”, acusando o mesmo de querer controlar a Itália de maneira anti-democrática.

Porém, os regimes totalitários teriam surgido em cada um dos países em que estiveram presentes em momentos de forte crise, seja essa política, social ou econômica. De maneira geral, o totalitarismo esteve presente na Europa principalmente após a Primeira Guerra Mundial. Isso porque, esse período foi caracterizado pelo desemprego generalizado, pela miséria, pela fome e por outros problemas.

Esses problemas acabaram gerando terrenos propícios para o surgimento de líderes totalitários que se afirmavam capazes de solucionar a crise com a imposição da sua ideologia.         

Totalitarismo: principais características

Entre as principais características do regime totalitário, podemos destacar a dominação da sociedade em todos os aspectos, o militarismo, a presença de um líder carismático, a existência de uma ideologia e o uso do terror como forma de controle. Um exemplo de uso do terror foi o que aconteceu no Nazismo, a partir do momento em que os judeus foram apontados como inimigos a serem combatidos e como os responsáveis pela crise.

Outra característica importante do totalitarismo é a supressão da individualidade, ou seja, o o sistema está sempre correto e, por isso, deve ser seguido. O indivíduo não tem espaço para expressar opiniões próprias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.