Tópicos importantes sobre o bioma Tundra 

O bioma Tundra possui temperaturas geladas e possui um tipo de vegetação esparsa, em sua maioria rasteira. 

A saber, ela acaba considerada o bioma mais frio do planeta constituindo parte do hemisfério norte no Círculo Polar Ártico. 

Além disso, esse bioma faz parte dos seguintes territórios:

  • Norte do Alasca;
  • Canadá;
  • Groenlândia; 
  • Noruega; 
  • Suécia; 
  • Finlândia; 
  • Sibéria.

O bioma Tundra poderá aparecer em questões de vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Tundra e Taiga 

A Tundra e a Taiga são vegetações parecidas pois se desenvolvem em regiões frias com invernos rigorosos e longos, no entanto, elas possuem diferenças. 

Todavia, ela é mais gelada quando comparada com a Taiga e está presente na região superior do globo, mais precisamente no polo norte. 

A vegetação da Taiga possui árvores, sobretudo coníferas. Já na Tundra é raro encontrar árvores, sendo formada principalmente por uma vegetação rasteira. 

Nesses biomas, a presença de animais que hibernam em longos e rigorosos invernos é grande, como por exemplo os ursos. 

Tipos de Tundra

A Tundra acaba dividida em dois tipos; veja:

  • Ártica: Acaba encontrada nas regiões mais frias do globo, próximas ao polo norte. 
  • Alpina: Possui clima mais ameno quando comparado com a tundra ártica, podendo ser encontrada nos altos das montanhas denominadas como alpes. Ademais, não possuem árvores por conta dos ventos fortes na região. 

Solo e clima

Os ventos são muito fortes nesse bioma e os volumes de chuvas são baixos. O clima em grande parte dela é polar, ou seja, seco e gelado boa parte do ano. 

Além disso, a tundra está sujeita a longos e rigorosos invernos que duram em média 10 meses e verões curtos que duram cerca de 2 meses. 

Dessa maneira, a região do bioma tundra está congelado boa boa parte do ano, não desenvolvendo uma variedade vegetativa. Contudo, no verão a neve derrete, formando regiões pantanosas. 

Fauna e flora

Mesmo possuindo uma das regiões mais geladas do mundo, a tundra possui uma fauna composta por vários insetos, assim como lobos, ursos, alces, renas, corujas, entre outros. 

Ademais, a flora da tundra possui grande variedade, no entanto, não possuem árvores grandes por conta dos ventos fortes frequentes nesta região. 

Além disso, alguns vegetais se desenvolvem nessa região, podemos citar arbustos, ervas, gramíneas e líquens. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o bioma tundra?

Não deixe de ler também – Clima e biodiversidade: Entenda as diferenças entre os biomas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.