Tipos de conflitos no trabalho e como lidar com eles

Sabemos que, nos dias atuais, existe uma série de tipos de conflitos no trabalho. Cada qual possui um teor de impacto na rotina de uma equipe. Alguns podem ser pouco sentidos, enquanto outros podem atrapalhar os resultados severamente.

Saber lidar com cada um deles é fundamental para melhorar a qualidade de todo um time. E, para lhe ajudar nesse objetivo, fizemos este guia com algumas dicas para você. Confira!

5 tipos de conflitos no trabalho e como lidar com cada um deles

Os 5 tipos de conflitos no trabalho que separamos, para lhe apresentar, costumam ser bem frequentes, nos mais diversos tipos de times.

Em alguns casos, eles tendem a ser mais intensos. Em contrapartida, podem parecer “silenciosos” em algumas situações.

Analise, junto do seu time, quais desses conflitos podem estar atrapalhando os resultados e veja como resolver a situação em conjunto:

1. Falhas na comunicação

As falhas na comunicação, por si só, podem servir de estopim para muitos outros conflitos. Por exemplo, mal entendidos que geram muita dor de cabeça, resultados ruins ou até mesmo conflitos interpessoais.

  • Como resolver: Procure estabelecer uma linguagem adequada para todo o time. Além disso, invista em um canal de comunicação que seja padrão e garanta que todos os envolvidos tenham acesso a esse canal. Sempre busque feedback sobre a comunicação para aprimorá-la.

2. Colaboradores com estilos diferentes

Colaboradores que apresentam um choque de pensamento podem ser o estopim para o mais diversos tipos de conflitos no trabalho. Por isso, estar atento a essa falta de concordância dentro da equipe é muito importante para manter a produtividade.

  • Como lidar: Procure apresentar manuais claros a respeito das mais diversas tarefas que devem ser executadas. Além disso, os seus direcionamentos devem ser assertivos e claros, além de não ser algo que oscila de colaborador para colaborador, apenas para agradar. Por meio do diálogo, ajude o time a entender que, eventualmente, um ou outro terá que ceder.

3. Equipe que “não se dá bem”

A equipe é muito desunida e falta comprometimento? O time está em constante conflito por, inclusive, questões pessoais? Então é hora de você, gestor, agir!

  • Como resolver: Conversar francamente é fundamental. Delegar funções que se complementem adequadamente e que estejam alinhadas ao perfil dos colaboradores também é um bom caminho. Além disso, por meio do diálogo procure chegar a um consenso, onde todo mundo sai ganhando um pouquinho.

4. Resultados abaixo do esperado

Se os resultados estão muito ruins e longe de ser o que realmente vocês tinham acordado no início do plano, talvez seja um momento para repensar a situação.

  • Como lidar: Procure entender os motivos pelos quais os resultados não têm sido atingidos. Quais erros aconteceram? Falha na comunicação? Tarefas distribuídas de forma errônea? Falta de motivação do time? Analise as causas para, apenas a partir dela, cogitar soluções plausíveis.

5. Necessidade constante de retrabalho

O retrabalho tem se tornado muito presente no meio da sua equipe? Então talvez seja a hora de repensar algumas dinâmicas.

  • Como resolver: Avalie como você tem delegado as tarefas. Elas estão alinhadas às habilidades de cada um? E a comunicação, tem sido efetiva? O briefing das atividades está correto? Analise tudo isso e converse sempre, francamente, com a sua equipe!

Buscar a solução para os mais diversos tipos de conflitos no trabalho é dever de todo gestor. Mas só os sábios usam o diálogo e os feedbacks para entender os seus times. Seja um desses gestores que sabem ouvir as dores. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.