Conflitos interpessoais no trabalho: O que são? Como lidar?

Os conflitos interpessoais no trabalho podem atrapalhar a rotina de qualquer pessoa. Afinal, quem é que gosta de ter um conflito desse tipo, ainda mais no ambiente de trabalho? Pois é…

Justamente por conta desse mal-estar que um conflito no trabalho pode causar, que fizemos este conteúdo. Esperamos lhe ajudar a entender o que são esses conflitos e como você pode lidar com eles no dia a dia.

Vamos lá!

O que são conflitos interpessoais?

Interpessoal é a relação que você tem com outras pessoas. Logo, um conflito interpessoal no trabalho é um conflito que se cria entre você e um ou mais colegas.

Esses conflitos podem aparecer de diversas formas. Em alguns casos, são mais intensos e podem acabar sendo levados para o lado pessoal. Em outros, trata-se apenas de uma divergência de ideias que se resolve por si só – ou seja, resolve-se por meio do respeito mútuo.

Mas, e quando o conflito não é resolvido? Como lidar com essas “brigas” com colegas de trabalho? Abaixo apontamos algumas sugestões sobre isso.

Como lidar com conflitos interpessoais no trabalho?

Os conflitos interpessoais no trabalho podem tornar o dia a dia muito difícil. Por isso, ao invés de apenas deixá-lo de lado, é necessário resolver a questão de maneira efetiva. Veja dicas:

1- Desligue-se da situação por alguns instantes

Não adianta querer resolver algo de cabeça quente. O melhor a se fazer é se afastar da situação, mesmo que por apenas alguns minutos.

Esse tempo é muito importante para evitar que você acabe tendo atitudes impulsivas, que provoquem arrependimento mais tarde.

2- Equilibre suas emoções – não fique tentando ter a razão

Nesse meio tempo em que você se afasta dos gatilhos emocionais do conflito, tente reequilibrar as suas emoções.

Normalmente, tentamos ter a razão e ficamos pensando em mil e uma respostas para dar diante de um conflito. Mas se você realmente quer que a situação se acalme, respire fundo. Controle o que você sente e não aja de qualquer maneira. Pense sobre o que vai dizer!

3- Quando ambos se acalmarem, conversem sobre o assunto

Assim que ambos os lados estiverem mais calmos, é hora de conversar sobre o assunto. Mas lembre-se: para lidar com conflitos interpessoais no trabalho é preciso conversar com tranquilidade, sem apontar o dedo.

4- Cuidado com os julgamentos – ouça o que o outro tem a dizer

Não fique julgando, nem em pensamento, tudo o que o outro está falando. Isso quer dizer que você deve praticar a escuta ativa para compreender melhor o lado da outra pessoa. Além disso, exercite a sua paciência.

Fale apenas quando for o seu momento de falar, e aprenda a ceder um pouco, quando necessário. Seja respeitoso!

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a lidar com os conflitos interpessoais no trabalho. Se nada adiantar, lembre-se de que o RH pode ajudar. Por isso, busque o mesmo caso você sinta que a situação não tem jeito e está saindo do controle.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.