Deputada abre o jogo e cobra vagas para trans e travestis no CONCURSO Unificado

São quase 7 mil vagas

Inscrições do concurso unificado abertas na próxima semana

As inscrições do concurso unificado serão abertas no dia 19 de janeiro. Porém, uma pauta entrou em discussão quando a deputada reinvidicou vagas para trans e travestis.

Veja aqui.

Concurso Unificado e Ministério da Gestão e Inovação 

Em 12 de janeiro, a equipe da deputada federal Erika Hilton enviou um ofício ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) cobrando a reserva de vagas para pessoas trans e travestis no edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Prazo para Resposta

A parlamentar expressa sua preocupação e solicita uma reunião para debater a aplicação das novas regras anunciadas pelos Ministérios da Gestão e Inovação e do Trabalho e Emprego em 29 de junho.

Essas regras prometiam a inclusão de cotas para pessoas trans, travestis e indígenas em concursos públicos federais. A deputada destaca que a medida foi anunciada no Dia Internacional do Orgulho LGBT e que, conforme a promessa, o primeiro concurso a implementar tais cotas seria o do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para o cargo de auditor fiscal do trabalho (AFT), oferecendo 900 vagas.

Cotas para Pessoas Trans e Travestis

A previsão inicial era reservar 2% das vagas para pessoas trans e travestis, além de outros 2% para a população indígena. No entanto, o ofício destaca a falta de aplicação dessas cotas no Concurso Unificado, em desacordo com o compromisso assumido.

Questionamento sobre o Concurso AFT

A deputada questiona a ausência das cotas para trans e travestis no concurso AFT, enquanto há uma cota de 30% das vagas para indígenas no concurso da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), reforçando a necessidade de revisão e correção nesse aspecto.

Inclusão e Representatividade nos Concursos Públicos

O ofício ressalta a importância da inclusão e representatividade nos concursos públicos como uma ferramenta para promover a diversidade e igualdade.

Ministério da Gestão e Inovação

A deputada solicita uma resposta oficial do Ministério da Gestão e Inovação quanto à implementação efetiva das cotas anunciadas e destaca a urgência na atenção a essa demanda.

Reserva de Vagas para Trans e Travestis em Concursos Públicos

Diversas associações, juntamente com a deputada Erika Hilton, subscreveram o ofício dirigido ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), manifestando a cobrança pela reserva de vagas para pessoas trans e travestis no edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

O documento destaca que a reserva de vagas destinada a pessoas trans e travestis em concursos públicos é um reconhecimento e busca por reparação das desigualdades históricas enfrentadas por essa população. Argumenta que essa medida fomenta a diversidade e contribui para a construção de um serviço público mais representativo e eficaz.

Deputada abre o jogo e cobra vagas para trans e travestis no CONCURSO Unificado
Deputada abre o jogo e cobra vagas para trans e travestis no CONCURSO Unificado. Imagem: Reprodução

Associações que apoiaram o manifesto

Veja a lista seguir:

  • Associação Brasileira de Travestis e Transexuais – ANTRA
  • Instituto Brasileiro de Transmasculinidades – IBRAT
  • Fórum Nacional de Travestis e Transexuais – Fonatrans
  • Rede Nacional de Pessoas Trans Brasil – RedeTrans
  • Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas – ABRAFH
  • Aliança Nacional LGBTI+

Além da cobrança formal ao MGI, a deputada solicita um esclarecimento público sobre a ausência das vagas e demanda uma reunião urgente com a pasta. Essa reunião, proposta junto aos coletivos que atuam na pauta LGBTQIA+ no país, busca esclarecer os motivos da ausência e discutir possíveis medidas corretivas.

Pessoas com Deficiência e Pessoas Negras

Vale ressaltar que o Concurso Unificado já reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras, demonstrando a importância de incluir também a reserva para pessoas trans e travestis nesse contexto.

Edital Publicado com Mais de 6 Mil Vagas

O aguardado edital do Concurso Nacional Unificado (CPNU) finalmente foi publicado, trazendo a promessa de 6.640 vagas efetivas e imediatas em diversos cargos. Adicionalmente, será formado um cadastro reserva, totalizando o dobro de vagas em cada bloco temático contemplado.

Oito Blocos Temáticos

Nesta primeira edição do CPNU, são destacados oito blocos temáticos, cada um oferecendo oportunidades específicas. Os candidatos têm a flexibilidade de escolher um bloco e concorrer a todas as vagas disponíveis dentro dele. A seleção abrange cargos de níveis médio e superior, proporcionando salários atrativos que podem alcançar até R$22,9 mil, notavelmente no caso do cargo de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT).

Cadastro Reserva Ampliado

Além das vagas imediatas, a formação do cadastro reserva proporciona uma oportunidade adicional aos candidatos, ampliando suas chances de ingresso no serviço público.

Variedade de Oportunidades e Salários Competitivos

Com uma diversidade de cargos disponíveis, o concurso unificado abre portas para profissionais de diferentes formações e níveis educacionais. Os salários oferecidos são competitivos, refletindo o reconhecimento da importância desses profissionais para o serviço público.

Inscrições Abertas no concurso unificado

Com o edital publicado, o período de inscrições está oficialmente aberto. Os candidatos agora têm a oportunidade de se preparar para a jornada do CPNU e concorrer a vagas que se alinham às suas habilidades e aspirações profissionais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.