Realismo Brasileiro: tudo o que você precisa saber para o ENEM!

Realismo Brasileiro: um resumo para o ENEM

O Realismo é um dos movimentos literários e artísticos que mais aparecem nas questões das provas de humanas e de linguagens do ENEM.

Isso porque, dentre os seus principais pensadores brasileiros, encontram-se alguns de extrema relevância, como veremos a seguir.

Dessa forma, é essencial que você domine os principais tópicos dentro desse assunto para garantir um bom desempenho nas suas provas.

Realismo Brasileiro: Definição

O realismo é originário na França e, aqui no Brasil, surgiu após o romantismo, especificamente no ano de 1881. Além disso, o movimento perdura perdura até 1893, ano em que inicia o simbolismo.

Nessa época, o país vivencia outro marco histórico: o abolicionismo, movimento que promovia o fim da escravidão brasileira.

Dessa forma, o referido período ficou bastante conhecido pela denúncia social e pela verdade passada através dos autores. Esses que, por sua vez, eram muito influenciados pelo Marxismo, Positivismo e Socialismo.

O realismo brasileiro expressava suas ideias através do uso de uma linguagem mais simples e bem objetiva, porém, com bastante discricionariedade quanto aos detalhes. Essa opção, principalmente, tinha o objetivo de aproximar o leitor da realidade que estava sendo retratada.

Realismo Brasileiro: Características

O realismo possui característica bastante singulares. Uma delas é a crítica social, que é a sua marca principal, expondo as hipocrisias sociais e promovendo críticas quanto ao moralismo e as contradições da burguesia.

Outra característica bastante presente nas obras realistas é o foco nas descrições psicológicas, retratando de forma detalhada os pensamentos e as descrições dos valores dos personagens.

Como já dito, a objetividade e simplicidade era uma marca registrada nos textos realistas a fim de retratar a realidade sem utilizar de influência pessoal e de subjetividade.

Realismo Brasileiro: Principais autores

O Brasil teve dois principais autores da escola realista: Machado de Assis e Raul Pompeia, responsáveis por grandes sucessos literários.

Machado de Assis escreveu Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e o tradicionalíssimo Dom Casmurro, que causa diversas discussões sobre sua narrativa até hoje.

Raul Pompeia foi autor de uma importante obra do realismo, “O Ateneu”, também escreveu Canções sem Metro, uma prosa poética.

Outra figura que se fez muito presente neste período é Aluísio Azevedo, autor de contos, crônicas, peças e romances.  Azevedo costumava abordar temáticas a respeito da luta contra o racismo e situações do povo com menos recursos econômicos.

Entre suas obras mais famosas estão “O Cortiço”, “Casa de Pensão” e “O Mulato”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.