Texto injuntivo: o que é e como identificar

O texto injuntivo, também conhecido como instrucional, se caracteriza por apresentar a explicação de um método com o objetivo de concretizar uma ação. Desse modo, a linguagem do texto injuntivo é bastante clara e instrutiva. A função desse texto é justamente de detalhar, apresentar um passo a passo para instruir o leitor. No entanto, não apresenta argumentos com o objetivo de convencer o leitor.

Portanto, são textos que incitam a ação do leitor por meio de informações e detalhamentos para a realização de um trabalho, ou para uso de uma ferramenta, objeto etc. Por isso, é comum o uso de verbos no imperativo nesse tipo de texto para indicar uma ordem. 

O uso do verbo no imperativo é comum em bulas de remédio, guias, manuais de instrução, propagandas e receitas de comida, por exemplo, que são textos injuntivos. Um manual para montar um guarda-roupa, usar um objeto tecnológico como um celular ou uma panela de pressão são bons exemplos de textos injuntivos. 

Há quem considere como textos injuntivos editais de concursos, contratos e leis. Contudo, esses textos costumam apresentar elementos a mais, sendo mais coercitivos, ou seja, buscam convencer o leitor de forma mais rígida sem abrir espaço para interpretações e outras ações. Por isso, muitos estudiosos distinguem esses textos como sendo textos prescritivos e não injuntivos.

Quanto à estrutura, pode-se afirmar que o texto do tipo injuntivo costuma ser apresentado em tópicos. A linguagem é simples, direta, não há marca de pessoalidade, pois geralmente não há marca de autoria.

Como identificar um texto injuntivo?

É possível identificar esse tipo de texto por meio de suas características básicas, que apresentamos abaixo, em resumo:

  • Apresenta instrução para o leitor, induzindo-o a fazer algo;
  • Possui linguagem simples e clara;
  • É apresentado em tópicos ou frases curtas;
  • Traz uma ordem lógica para as ações com um objetivo final;
  • Utiliza verbos no infinitivo, imperativo ou presente do indicativo com indeterminação do sujeito.

Por fim, avalie se o texto dá margem de interpretação ao leitor. Caso ele apresente instruções, sem qualquer frase coercitiva e permitindo a certa liberdade de ação para o leitor, o texto é injuntivo.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 3 livros para saber mais sobre Joana d’Arc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.