Tesouro Direto Para Iniciantes - Conheça os Títulos e Rendimentos - Notícias Concursos

Tesouro Direto Para Iniciantes – Conheça os Títulos e Rendimentos

Tesouro Direto – A Aplicação Simplificada

Certamente, o Tesouro Direto é uma das primeiras opções para quem deseja diversificar seus investimentos além da poupança. Isso porque é um investimento que, no momento da aplicação, já é possível saber a sua rentabilidade futura.

 Além disso, é um dos produtos mais simplificados para investimento inicial. Já que é possível escolher os títulos de acordo com a sua necessidade, podendo investir em curto, médio e longo prazo.

Baixos valores e resgate disponível a qualquer momento 

Uma vez que as aplicações no Tesouro Direto são permitidas a partir de R$ 30, esse também é um fator que ampara essa procura. Já que é um valor relativamente baixo para que você entenda o fluxo dos investimentos. 

Dessa forma, ao investir no Tesouro Direto, o investidor adquire um título com a segurança do Tesouro Nacional. Sendo assim, mesmo que cada título tenha a sua própria data de vencimento definida, é possível realizar o resgate antes dos prazos contratados.

Como funciona a remuneração dos títulos?

Existem dois tipos de títulos públicos, de acordo com a rentabilidade oferecida: os prefixados e os pós-fixados.

Prefixados

Decerto, são títulos prefixados aqueles que possuem rentabilidade definida no momento do investimento. Ou seja, é possível ao investidor saber exatamente o valor que irá receber quando do vencimento do seu título.

Pós-fixados

Os títulos pós-fixados possuem seu valor corrigido por um indexador, como a inflação ou juros, por exemplo. Assim sendo, a rentabilidade da aplicação depende do desempenho deste indexador, bem como, da taxa contratada no momento da aquisição.

Tabela oficial  B3 – Títulos e Rendimentos do Tesouro Direto

Confira abaixo a modalidade de investimento do Tesouro Direto e as condições para rendimento, conforme tabela oficial B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

Nome do título* Rendimento
Tesouro Prefixado 20XX (LTN) Prefixado, com rentabilidade definida no momento da compra.
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 20XX (NTN-F) Prefixado, com rentabilidade definida no momento da compra e com pagamento de juros semestrais.
Tesouro Selic 20XX (LFT) Pós-fixado, com rentabilidade vinculada à variação da Taxa de Juro Selic.
Tesouro IPCA+ Juros Semestrais 20XX (NTN-B) Pós-fixado, com rentabilidade vinculada à variação da inflação medida pelo IPCA, acrescida dos juros definidos no momento da compra e com pagamento de juros semestrais.
Tesouro IPCA+ 20XX (NTN-B Principal) Pós-fixado, com rentabilidade vinculada à variação da inflação medida pelo IPCA, acrescida dos juros definidos no momento da compra, sem pagamento de juros periódicos.

* O XX indica o ano de vencimento de cada título.

Além dos títulos citados, há também a Nota do Tesouro Nacional Série C (NTN-C), pós-fixada, vinculada à variação da inflação medida pelo IGP-M. No entanto, não está autorizada para investimento, apenas para resgate de quem já as possui como aplicação.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?