Terra Sonâmbula: análise da obra de Mia Couto

Um resumo completo sobre a obra

Terra Sonâmbula: um resumo da obra

A obra “Terra Sonâmbula”, escrita por Mia Couto, um dos autores moçambicanos mais conhecidos pelos brasileiros.

Dessa forma, não é de se surpreender que o livro seja abordado com frequência por questões de literatura, principalmente nos vestibulares. A obra faz parte também de lista de leituras obrigatórias de diversas provas. 

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com uma breve análise sobre as principais características de Terra Sonâmbula. Vamos conferir!

Terra Sonâmbula: o escritor

A obra “Terra Sonâmbula” foi escrita por Antônio Emílio Leite Couto, conhecido simplesmente como Mia Couto, autor moçambicano.

Mia Couto pertence ao movimento conhecido como “modernismo moçambicano”.

Terra Sonâmbula: o enredo

O enredo do romance conta com a presença dos personagem Muidinga, um menino que tenta encontrar os pais, e Tuahir, um idoso muito sábio.

Os dois companheiros estão, ao longo do enredo, fugindo dos embates provocados pela Guerra Civil Moçambicana.

No meio de suas aventuras, os dois encontram um ônibus carbonizado com corpos de pessoas mortas dentro. Os dois decidem enterrar os corpos e, no meio da ação, o jovem Muidinga encontra um diário, que se tornará o seu principal entretenimento a partir daquele momento.

Terra Sonâmbula: características

O estilo de Mia Couto é, ao longo da obra, influenciado pelo movimento conhecido como “realismo mágico”, além, é claro, do modernismo de Moçambique.

O livro foi escrito em prosa poética e não tem um gênero específico, sendo considerado híbrido. A narração faz uso de dois tempos diferentes ao mesmo tempo: passado e presente. O enredo não é linear, uma vez que a presença do diário achado por Muidinga faz com que existam intercalações entre histórias de diferentes protagonistas.

Ainda, devemos notar que o livro possui uma oscilação frequente entre a terceira e primeira pessoa na narração da obra.

Dentre os principais temas da obra, podemos destacar a luta pela sobrevivência, a Guerra Civil Moçambicana e a importância dos sonhos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.