Tempero natural para carne: veja como preparar em casa

Aprenda como fazer um tempero natural para deixar a carne mais saborosa

Se você é amante de uma carne bem temperada, este post é ideal para você. Descubra aqui como preparar em casa um tempero natural para carne. Pode ter certeza que a sua carne ficará mais suculenta e deliciosa.

Com esse tempero natural, a sua carne ficará mais saborosa! Além disso, o tempero pode durar por bastante tempo se conservado da maneira correta. E, claro, você também vai aprender hoje também como fazer isso.

Fazer tempero natural para carne -- Reprodução Canva
Fazer tempero natural para carne — Reprodução Canva

Como preparar o tempero em casa

Por melhor que você seja na cozinha, um bom tempero faz toda a diferença. Então, aprenda a fazer esses temperos e tenha o seu segredo para uma carne suculenta e saborosa.

Ingredientes para tempero natural para carne

  • Folhas de hortelã – 1 xícara;
  • Dentes de alho – 2 unidades;
  • Cebola – 2 unidades;
  • Sal;
  • Óleo.

Como preparar tempero natural para carne?

  1. Em um liquidificador, coloque para bater a hortelã, o alho, a cebola, aproximadamente 1 colher de sopa de sal e 2 colheres de sopa de óleo. Deixe bater até misturar bem.
  2. Está pronto o seu tempero! Você pode utilizá-lo para temperar as carnes por cerca de uma hora antes do cozimento.

Como e quais temperos usar no preparo da carne?

Na hora de escolher quais temperos utilizar para preparar a carne, é preciso levar em conta alguns fatores importantes, como: qual é a receita e o tipo de corte da carne. Afinal, a carne é um alimento extremamente versátil, podendo ser preparada de diversas maneiras: assada, cozida, moída, grelhada, frita ou até ensopada.

Porém, como dito anteriormente, a depender do tipo de corte da carne, é preciso utilizar determinado tempero. Por isso, veja abaixo quais são essas combinações e arrase no preparo do seu prato.

Alho

O alho picado é o tempero número um dessa lista, pois você pode usá-lo em todos os tipos de preparo de carne: moída, assada, cozida, frita, ensopada, e por aí vai.

Utilizar um alho picadinho confere mais sabor a essas receitas e valoriza os pratos. Além disso, se você deseja preparar um bife ou uma carne de panela, pode passar um pouco de alho com sal e azeite antes do preparo, para a carne pegar mais sabor.

Pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino é outro tipo de tempero que possui grande versatilidade, pois ela é ideal para aquelas pessoas que adoram um toque picante no final da degustação. Assim com o alho, além de ser versátil, a pimenta-do-reino pode ser usada em todos os pratos.

Mas há, ainda, outros tipos de pimenta, como a pimenta calabresa, biquinho e até mesmo a pimenta malagueta, que devem ser utilizadas em casos específicos. Uma carne ensopada, por exemplo, combina com pimenta biquinho. Já a malagueta, é muito forte, devendo ser utilizada apenas na preparação de molhos.

Alecrim e sal grosso

Todas as pessoas que consomem carne certamente adoram um churrasquinho, não é? Esse tempero é excelente para preparar uma carne grelhada como você nunca viu. Portanto, recorra aos ingredientes corretos.

Você pode aplicar sal grosso, alecrim e ainda um molhinho com ervas finas – azeite e cheiro verde, por exemplo – e, assim, colocar para assar. Certamente ficará uma delícia.

Cebola

Se o alho é um dos principais temperos para carnes, a cebola também não fica para trás. Você pode utilizar a cebola em todos os tipos de receitas, pois ela confere um sabor único. Sendo assim, use-a também em todos os tipos de carnes.

Porém, há um prato clássico e muito saboroso em que se usa a cebola: o bife acebolado. Esse prato é bastante saboroso e é querido pelos brasileiros, afinal, é daqueles que dão água na boca. Portanto, não deixe de utilizar a cebola em seu bife e experimente-a também nos demais pratos.

Cheiro-verde

Utilize o cheiro verde  em carnes ensopadas, para dar mais sabor ao caldo e deixar o prato mais colorido e nutritivo. A composição do cheiro verde é a junção entre salsinha e cebolinha, mas, se acrescentar pimentas e outras especiarias ao prato, ele ficará divino.

Viu só como é possível fazer um tempero saboroso, natural e de forma simples, para deixar as carnes ainda mais suculentas e deliciosas? No artigo de hoje você conferiu apenas são algumas dicas de temperos para arrasar na cozinha quando estiver preparando a sua carne, mas, com certeza, é possível incrementar e criar novos temperos a partir do que já existe na sua casa!

Assim, experimente utilizá-los e tenha sua receita secreta para todos os tipos de preparo de carne. Certamente sua família irá adorar! Boa sorte na cozinha e mão na massa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.