Vestibular Unicamp 2024: veja temas de atualidades que podem ser cobrados na prova

O Vestibular da Unicamp é organizado anualmente pela Comvest, Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, e permite o ingresso dos candidatos aprovados à Universidade Estadual de Campinas.

O calendário da próxima edição do Vestibular da Unicamp já foi divulgado e é por isso que muitos estudantes estão preocupados em estudar da melhor forma possível nesta reta final rumo aos exames do processo seletivo.

Saiba que o Vestibular da Unicamp usa uma abordagem interdisciplinar em sua avaliação e, dessa forma, além das disciplinas tradicionais, a prova também inclui tópicos de atualidades, que busca avaliar o conhecimento dos estudantes sobre temas contemporâneos que são relevantes para a sociedade.

Para que você consiga se preparar da melhor forma possível, separamos um resumo com temas de atualidades que podem ser cobrados na prova do Vestibular da Unicamp 2024. Vamos conferir!

Guerra entre Rússia e Ucrânia

O Vestibular da Unicamp pode cobrar a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia nas suas questões de atualidades, uma vez que o assunto ainda é muito recente. O conflito começou em 24 de fevereiro de 2022 e já provocou a morte de mais de 40 mil pessoas. Além disso, a guerra também fez com que mais de 8 milhões de refugiados ucranianos buscassem proteção em outros países.

Um dos motivos que provocaram a invasão do território da Ucrânia foi a possível entrada da Ucrânia na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Mas, o governo russo declarou que o interesse do país é apenas o leste da Ucrânia, que abriga grupos separatistas

O fenômeno das fake news

O termo “fake news” está sempre circulando nos jornais e na internet, sendo um dos assuntos mais discutidos por especialistas há alguns anos. Assim, é provável que o tema seja abordado por questões de atualidades da prova da Unicamp.

O termo é uma expressão em inglês que possui como significado “notícias falsas”. Esse tipo de notícia é divulgada como se fosse uma informação verdadeira e possui o objetivo de manipular um grupo de pessoas.

Ler sobre atualidades
Leia sobre o fenômeno das fake news para entender as suas principais características. Imagem: Pexels/Reprodução

Esse fenômeno é caracterizado pela rápida divulgação das notícias, que acontece principalmente por meio do uso Internet e de aplicativos. Nos últimos anos, o fenômeno passou a ser um problema em todo o mundo, incluindo o Brasil, uma vez que a divulgação de fake news pode provocar consequências graves.

As questões da Unicamp podem ressaltar também o papel das redes sociais na difusão das fake news. As redes são usadas para a criação de perfis falsos, empregados na propagação das notícias falsas. Além disso, também foi observado o uso de bots para o compartilhamento rápido e imediato das fake news na Internet.

Desastres ambientais

Os desastres ambientais foram pauta de diversos debates nos últimos meses e, por isso, podem ser cobradas pela prova da Unicamp.

O Vestibular da Unicamp pode incluir questões sobre o aumento das temperaturas e do nível do mar e o derretimento das geleiras em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil. 

Dentro do tema dos desastres ambientais, a Unicamp pode abordar o Protocolo de Kyoto, criado na Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, realizada na cidade de Kyoto, no ano de 1997. Esse foi o primeiro acordo mundial com o objetivo de reduzir a emissão dos gases estufa, prejudiciais para o planeta.

O protocolo também estimula a criação de formas de desenvolvimento sustentável. O acordo foi assinado por 84 países, incluindo o Brasil.

No Brasil, as mudanças climáticas forma responsáveis por desastres ambientais de grande escala. Podemos citar, por exemplo,  as queimadas no Pantanal e a crise hídrica.

Além disso, o Brasil é um dos principais emissores de gases estufa de todo o mundo, o que tem gerado discussões sobre a responsabilidade brasileira na luta contra o aquecimento global.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.