Telefone POPULAR: brasileiros de toda região podem SOLICITAR via CadÚnico, veja como
Atualmente, as famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, mais conhecido como CadÚnico, poderão contar com uma grande novidade. Trata-se do Telefone Popular, nome dado ao Acesso Individual Classe Especial (AICE). A princípio, essa nova ferramenta tem o principal objetivo de garantir o acesso dos inscritos à telefonia fixa em condições especiais. Quer saber como se cadastrar no programa? Então confira todas as informações a seguir!
Primeiramente, é importante destacar que para ter acesso ao Telefone Popular é necessário que as famílias estejam com os seus dados atualizados no portal do CadÚnico. A saber, segundo as regras, o cadastro deve estar em dia há pelo menos 02 anos.
Desde já, é importante destacar que o custo mensal da assinatura tem uma tarifa reduzida, de apenas R$15,00 mensais. No entanto, vale frisar que o valor depende de impostos de cada Estado e da região de prestação da concessionária.
Programa Telefone Popular
O Programa Telefone Popular já tem regras definidas. Conforme informações oficiais do Governo Federal, a ferramenta conta atualmente com franquia mensal de R$15,00 (não cumulativa).
Ademais, vale destacar que as regras para uso do Telefone Popular são as seguintes:
- 90 minutos: chamadas locais para outros telefones fixos;
- acima de 90 minutos: será necessário inserir créditos no Telefone Popular.
Ademais, a mesma regra vale em chamadas para telefones celulares e chamadas de longa distância nacional e internacional.
Desde já, conforme informações anteriores, o cidadão que desejar entrar no programa deverá ter os seus dados atualizados no Cadastro Único há pelo menos 02 anos. É de suma importância, inclusive, ter informações sobre renda familiar e endereço em dia.
Nesse sentido, quem desejar obter o Telefone Popular será necessário entrar em contato com a concessionária de sua região. Para isso, o Responsável Familiar deverá efetuar o procedimento, tendo em mãos o Número de Identificação Social (NIS) e o CPF. Contudo, caso não tenha o CPF vinculado ao CadÚnico, será necessário informar também o Título de Eleitor ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).
Após completar as informações acima, a concessionária efetuará uma consulta no banco de dados do CadÚnico e irá verificar se você tem a possibilidade de contratação do Telefone Popular. Caso a sinalização por parte da empresa seja positiva, o atendimento deverá ser feito pela empresa em até 07 dias.
Como pedir essa nova ferramenta?
Desde já, é importante destacar que os números já têm definição. Veja quais são:
- 10312 – CTBC Telecom
- 10314 – Oi Região 2
- 10315 – Telefônica/Vivo
- 10331 – Oi Região 1
- 10343 – Sercomtel
Como se inscrever no CadÚnico?
O cadastro normalmente é realizado de forma presencial nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento do Cadastro Único. Em síntese, o atendente realiza uma entrevista com o responsável familiar, que deverá apresentar alguns documentos que comprove sua condição.
Vale ressaltar que o responsável pela família deve ter no mínimo 16 anos, possuir CPF ou título de eleitor e ser, preferencialmente, mulher. Neste sentido, será necessário estar com o seu CPF ou título de eleitor em mãos e ceder pelo menos um dos documentos citados abaixo de cada membro da família: