Tecnologia Sidac: funcionalidades do Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção

São muitas as funcionalidades do Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac). Confira informações oficiais!

São muitas as funcionalidades do Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac), de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME).

Tecnologia Sidac: funcionalidades do Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção

Conforme informações oficiais do Ministério de Minas e Energia (MME), o Sidac é uma plataforma web voltada ao mercado da construção civil e permite calcular a pegada de carbono de produtos fabricados no Brasil.

Inovação tecnológica

O Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac) é uma plataforma web inovadora, voltada ao mercado brasileiro da construção civil, que permite calcular a pegada de energia e de carbono de produtos de construção fabricados no Brasil.

Conforme informações oficiais, o Sidac é fruto de iniciativa pública, com participação de órgãos governamentais, entidades empresariais, ONGs e universidades. A ferramenta é baseada em uma abordagem simplificada da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

Cadastros facilitados

A plataforma possui funcionalidades que permitem aos fabricantes cadastrar inventários de ciclo de vida, submeter dados à revisão de especialistas e publicar declarações de desempenho ambiental dos produtos. Tudo em uma única solução digital, amigável e acessível para pequenos e médios fabricantes, explica o Ministério de Minas e Energia (MME).

Parcerias

De acordo com a divulgação oficial, o sistema é parceria do Ministério de Minas e Energia (MME), financiado pelo Instrumento de Parceria da União Europeia, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Defesa do Consumidor (BMUV, em alemão), e implementado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

De acordo com informações oficiais, a primeira versão do Sidac permite calcular os indicadores de demanda de energia primária, emissão de CO2 e, para os produtos à base de biomassa, o estoque temporário de carbono biogênico, do berço ao portão da fábrica.

Atualizações

A primeira versão contém dados genéricos de 86 produtos de construção, além de 40 insumos básicos, destaca o próprio Sidac através de plataforma oficial. O sistema está pronto para receber dados específicos de fabricantes de materiais de construção, o que permitirá expandir a quantidade de produtos cadastrados.

Novos produtos genéricos também podem ser inseridos. A infraestrutura do Sidac também está preparada para futuramente cobrir outros indicadores e outros estágios do ciclo de vida da construção.

Indicadores de desempenho

O Sidac pode fornecer informações para diversas decisões que determinam o desempenho ambiental de uma construção, tais como: definição do partido arquitetônico de um empreendimento, análise de opções de projeto estrutural, seleção de componentes ou sistemas construtivos, seleção dos fornecedores dos materiais de construção, entre outras. Dessa forma, as decisões são tomadas por diferentes agentes da cadeia de valor, destaca a divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.