Tecnologia: Saiba como imprimir o CPF Digital

O documento é importante em diversas situações.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos principais documentos dos cidadãos. Normalmente, a Receita Federal o utiliza para a identificação de contribuintes. Todavia, ele é utilizado por empresas, na internet, ao comprar um produto ou um serviço, ou seja, seu número é essencial para o dia a dia de uma pessoa.

Analogamente, com o desenvolvimento tecnológico, ficou bastante raro uma pessoa utilizar o seu CPF de maneira impressa, ou mesmo através de um cartão. No entanto, em algumas ocasiões ter o documento em mãos pode ser necessário, principalmente como uma forma de comprovação, do número a ele relacionado.

Podemos citar como exemplo, algumas instituições financeiras que podem solicitar o cartão com o número de CPF do cidadão, no momento em que ele estiver abrindo uma conta bancária. Isso pode acontecer no caso de a pessoa não ter em mãos outros documentos válidos, que podem ser úteis como forma de identificação.

A princípio, a versão impressa do CPF também pode ser utilizada no momento em que a pessoa estiver fazendo a sua declaração do Imposto de Renda. Esse é um momento em que pode ser solicitado ao cidadão, apresentar seu número do CPF junto com seu cartão ou versão impressa, para a comprovação de que é o mesmo.

Necessidade do CPF impresso

Ademais, o documento impresso do CPF também é bastante importante em outras situações, como em transações imobiliárias, quando a pessoa for comprar, vender, ou alugar algum imóvel. Neste caso, é um dos documentos necessários para se fechar o negócio. Portanto, é imprescindível ter essa versão do CPF disponível.

CPF Digital - Receita Federal
CPF Digital – Receita Federal/Fonte: O Globo – Reprodução.

Como imprimir o CPF Digital

Primeiramente, para imprimir o CPF digital, é necessário ir até o portal da Receita Federal do Brasil, na internet. Em seguida, é preciso clicar em “Meu CPF”. Depois,  deve-se consultar seus dados, indo com o cursor do mouse até as opções e clicar em “Consultar CPF”. Neste momento, deve-se examinar os dados disponibilizados.

Depois que clicar em “Consultar CPF”, o cidadão irá para uma nova página em que aparecerá um ícone de um botão onde está escrito “Iniciar”. Ao clicar nele, a pessoa irá até a página de emissão do comprovante do CPF. Desse modo, deve-se inserir o número, a data de nascimento e clicar na caixa de segurança.

O site da Receita Federal então irá liberar ao cidadão a consulta de suas informações. Depois o cidadão deve preencher os dados corretamente, e clicar em “Enviar”. Dessa forma, ele poderá fazer mais uma consulta e em seguida, ir para uma página com os dados cadastrais relativos ao seu número de CPF.

Depois, a pessoa deverá procurar pela opção “Imprimir o CPF”. O cidadão deverá clicar nesta opção para gerar uma versão impressa do seu documento. É necessário que a pessoa confira se sua impressora está conectada corretamente ao seu dispositivo. Deve-se ajustar as configurações e pronto, o CPF está impresso.

Observações sobre o CPF impresso              

No caso de a pessoa não possuir uma impressora, ela pode também salvar o documento criado no site da Receita Federal como um arquivo PDF, em formato digital. Caso queira, o cidadão pode ir até uma gráfica perto de sua residência e imprimir o documento com o número de seu CPF sem maiores dificuldades.

O ideal é que o cidadão procure fazer uma consulta, sempre que possível, ao site da Receita Federal, para que ele possa confirmar que suas informações estão atualizadas. Isso se deve ao fato de que o Governo Federal costuma modificar a sua metodologia de emissão relativa a importantes documentos dos cidadãos.

Informações junto ao documento

O CPF é um documento de identificação do cidadão, com inúmeras utilidades. Através de seu número, é possível saber a localização da residência de uma pessoa. Essas informações podem ser bastante úteis para todo tipo de empresas e pesquisadores. O nono dígito do seu número corresponde à região fiscal que o emitiu. 

Em conclusão, o código  6, por exemplo, quer dizer que o documento foi emitido em Minas Gerais, 7, no Rio de Janeiro e Espírito Santo, 9, em São Paulo e 0, no Rio Grande do Sul. O CPF 650.826.720-44, por exemplo, teve sua emissão no estado de Minas Gerais. Essa pode ser uma informação importante para vários tipos de empreendimentos.

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.