Tecnologia e pesquisa: MCTI realiza visita técnica em MG

O MCTI realizou uma visita técnica a instituições de ensino e pesquisa em Montes Claros, Minas Gerais. Saiba mais!

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizou nesta quinta-feira (13) uma visita técnica a instituições de ensino e pesquisa em Montes Claros, Minas Gerais. 

Tecnologia e pesquisa: MCTI realiza visita técnica em MG

De acordo com as informações oficiais, a comitiva, liderada pelo titular da pasta ministerial com sua equipe técnica, conheceu instalações do campus da universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Centro de pesquisa

No campus da UFMG, a comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) conheceu o Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias e seus laboratórios, construídos com recursos da Finep/MCTI. Acompanhada dos reitores e docentes das instituições, o ministro e sua equipe conheceram laboratórios de bioprocessos, biotecnologia e análise de solos.

Suinocultura

Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destaca que a visita também contemplou a estrutura laboratorial de suinocultura, onde é realizada pesquisa e extensão com o porco-do-cerrado, uma raça derivada do cruzamento das raças piau e duroc. 

De acordo com um dos doutorandos em zootecnia que atua no local, a raça é muito bem adaptada à criação no Brasil. A carne do porco-do-cerrado desenvolve uma camada considerável de gordura e sua marmorização pode produzir um presunto de qualidade comparável aos de raças europeias, como o parma e ibérico.

Tecnologias nucleares 

Além disso, em reunião com os reitores, que incluiu o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o ministro destacou algumas iniciativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) no estado de Minas Gerais, como o desenvolvimento de tecnologias nucleares no CDTN, em Belo Horizonte, tecnologias para materiais avançados como grafeno, nióbio e terras raras no GraNioTer, e o desenvolvimento de tecnologia assistiva

Dessa forma, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destaca os investimentos do ministério e apontou que a proximidade com as instituições cria oportunidades para o desenvolvimento de soluções específicas para a região. 

IFNMG

A reunião se deu no auditório do campus do IFNMG. Em seguida, a comitiva conheceu as instalações e laboratórios da instituição, especialmente os laboratórios de tecnologia de alimentos e de tecnologias de construção, incluindo o fablab do campus.

Concluindo a agenda na cidade mineira, a equipe do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou de uma reunião na reitoria da Unimontes, de acordo com a divulgação oficial do ministério.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.