Tecnologia e mercado de trabalho: uma era de mudanças

Fique atento ao novo cenário econômico e invista em sua qualificação

O desenvolvimento computacional vem impactando a sociedade como um todo há várias décadas. As empresas sofreram mudanças significativas, a fim de se adequar a nova estrutura econômica. Mas como essa relação homem-máquina e a tecnologia influenciam o mercado de trabalho? Veremos a seguir:

A evolução tecnológica gerou a chamada “era da informação”. Ademais, a internet possibilitou uma maior conexão entre os países de todo o mundo, através da globalização. Houve uma mudança significativa no modo de se fazer negócios. Novas profissões apareceram e os profissionais tiveram que se adequar às novas regras. 

O meio digital está presente em todas as atividades do dia a dia. Desse modo, a utilização de smartphones, computadores, tablets e smart TVs transformaram o modo como vemos o mundo. O mercado de trabalho aproveitou bastante deste avanço tecnológico, se tornando presente na web, em suas mais variadas formas.

Whatsapp: Saiba como usar o QR Code com ESTAS 4 funções

Mercado de trabalho

A partir do novo viés tecnológico, as empresas passaram a exigir de seus candidatos qualificações relacionadas ao setor. Em síntese, para entrar no mercado de trabalho, o postulante a vaga deve ser um exímio conhecedor das tecnologias, e ainda, estar preparado para as mudanças que possam ocorrer.

Portanto, para conseguir uma vaga de trabalho no século XXI, é preciso se preparar adequadamente, e se adaptar às mudanças que porventura possam desenrolar-se no mercado de trabalho. aliás, as pessoas que investem na sua qualificação saem na frente.

As empresas precisam cada vez mais da tecnologia para que continuem se destacando no cenário econômico; Dessa maneira, há uma procura massiva por uma digitalização de seus processos administrativos e uma inserção no meio virtual, através da internet.

Portanto, o profissional que deseja sobressair, deve saber como trabalhar com instrumentos tecnológicos, assim como os softwares, aplicativos e ferramentas relacionadas ao meio virtual.

Com a pandemia, houve uma transferência do colaborador da empresa para o home office. Desse modo, o profissional passou a ser cobrado a ter os requisitos necessários para trabalhar em casa, através de um computador ou um dispositivo móvel.

Meu Cartão Cidadão foi cancelado: o que fazer? Saiba como resolver o problema

Dicas para se adequar às novas tecnologias 

Primeiramente, o profissional que deseja se atualizar e se preparar para trabalhar nesta era da informação deve seguir algumas estratégias. Veremos algumas atitudes que podem auxiliar no seu desenvolvimento.

É importante fazer cursos, estudar uma nova língua e aprender constantemente. Todavia, as empresas de recrutamento procuram por pessoas proativas. Deve-se também estar preparado para eventuais mudanças, se adaptar a um cenário em constante atualização.

Quem deseja uma vaga nas empresas atuais precisa ter experiência na utilização das novas tecnologias. Em suma, quem utiliza as redes sociais de forma estratégica acaba por se destacar no mercado de trabalho, mostrando as suas experiências e criando uma conexão com empresas e profissionais do ramo. Que tal criar uma conta no Linkedin?

Reajuste da Petrobras resulta em alta no preço dos combustíveis

Trabalhe com a tecnologia

O mercado de tecnologia está em plena ascensão. Novas profissões vem surgindo com o tempo. Nesse sentido, existe muita demanda para quem trabalha na área com milhares de oportunidades para os profissionais qualificados.

Analogamente, o profissional que deseja ingressar no setor tecnológico deve fazer investimentos em cursos de graduação na área de TI. Com esse know how é fácil ingressar no mercado de trabalho. Uma outra vantagem é o salário, muito maior do que a média nacional.

A demanda por profissionais qualificados nas áreas relacionadas à tecnologia é grande, principalmente para quem possui curso superior em sistemas da informação, engenharia de software, jogos digitais, entre outros.

Atualmente estamos inseridos no mundo virtual através de sites da internet, celulares, aplicativos, jogos, videoaulas, reuniões virtuais e muito mais. Dessa maneira, o profissional que atua nestas áreas se destaca.

Em relação aos órgãos públicos e autarquias, também cresceram os números de vagas para profissionais de TI. É cada vez mais presente as vagas para esse tipo de profissional nos editais de concursos públicos espalhados pelo país.

Dados sobre o novo mercado

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom), o setor de TI deve criar cerca de 420 mil novas vagas até 2024. Estima-se que, por falta de qualificação profissional, 150 mil vagas não serão preenchidas.Há um déficit de 24 mil profissionais tecnológicos no Brasil.

Portanto, se adequar às novas exigências do mercado, se especializando nas áreas tecnológicas, pode ser uma grande saída para quem deseja um emprego com boa remuneração e estabilidade, seja no mercado ou em órgãos públicos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.