Tecnologia brasileira revoluciona agricultura em escala global com robô inteligente

A agricultura de grande escala está prestes a dar um salto impressionante graças a uma tecnologia vinda do Brasil. A startup Solinftec acaba de lançar o Solix AG Robotics, um robô alimentado por inteligência artificial que promete revolucionar a maneira como os produtores agrícolas operam.

Tecnologia brasileira revoluciona agricultura em escala global com robô inteligente

Com a capacidade de monitorar diversas culturas e impulsionar a eficiência de produção, essa inovação está ganhando destaque como um divisor de águas na agricultura moderna. A Solinftec, uma startup brasileira com visão pioneira, afirma ter criado o primeiro robô projetado especialmente para a agricultura em grande escala.

Conhecido como Solix AG Robotics, esse robô promete não apenas otimizar os processos de produção. Já que também deve reduzir desperdícios, aumentar os rendimentos e promover práticas de cultivo sustentáveis.

Funcionamento movido por inteligência artificial e energia solar

A verdadeira magia do Solix AG Robotics reside em sua capacidade de integração. Alimentado por inteligência artificial de última geração e alimentado por energia solar, esse robô é capaz de monitorar e cuidar de diversos tipos de culturas.

Desde os tradicionais como soja, milho e cana-de-açúcar, até os mais delicados como cebola, batata e tomate. Desse modo, sua funcionalidade se estende ao acompanhamento do desenvolvimento individual das plantas. Além de oferecer uma abordagem precisa e direcionada para a aplicação de herbicidas, reduzindo significativamente os custos.

Uma aliança entre tecnologia e ecossistema agrícola

Um dos recursos mais inovadores do Solix AG Robotics é o seu recurso “caçador”. Este recurso emprega eletricidade e feixes de luz para eliminar insetos nocivos, apresentando uma alternativa eco-amigável aos pesticidas tradicionais.

A visão do CEO da Solinftec, Britaldo Hernandez, era criar um robô capaz de integrar-se perfeitamente ao ambiente da fazenda, operando 24 horas por dia e compreendendo todos os aspectos do ecossistema de produção.

A demanda crescente por precisão na agricultura

A Solinftec tem como objetivo aproveitar a crescente demanda por tecnologias de “agricultura de precisão”, acelerando assim a implantação do robô agrícola tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Em suma, esses dois países, que figuram entre os maiores produtores de alimentos do mundo, estão abraçando essa inovação como um meio de aumentar a eficiência e sustentabilidade da produção agrícola.

A Solinftec compartilha o exemplo de produtores no cinturão do milho nos EUA, que conseguiram reduzir o uso de herbicidas em até 95% através da aplicação direcionada realizada pelo robô.

Tecnologia brasileira revoluciona agricultura em escala global com robô inteligente
Tecnologia brasileira revoluciona agricultura em escala global com robô inteligente. Imagem: Canva

O investimento no futuro agrícola

Em termos de custo, cada unidade do Solix AG está sendo comercializada por US$ 50 mil, aproximadamente R$ 242 mil na conversão direta. A empresa planeja entregar 40 unidades até o final de 2023, dobrando o número de entregas em comparação com o ano anterior.

Para 2024, a projeção é ainda mais impressionante, com 250 unidades previstas para serem entregues. Em suma, para atender a essa crescente demanda, a Solinftec já opera duas fábricas, uma no Brasil e outra nos Estados Unidos, com uma capacidade de produção anual de 1.600 robôs.

Grandes nomes apostam no Solix AG Robotics

Grandes players do setor agrícola já estão adotando o Solix AG Robotics em suas operações. A Raízen, gigante do açúcar e etanol, juntamente com a multinacional brasileira de grãos Amaggi, são apenas alguns exemplos dos clientes que já estão colhendo os benefícios dessa inovação promissora. Essas parcerias destacam o impacto significativo que o Solix AG Robotics está trazendo para o cenário agrícola global.

Um salto rumo ao futuro da agricultura

O Solix AG Robotics é muito mais do que um robô agrícola; é uma promessa de transformação para a agricultura em grande escala. Com tecnologia de ponta movida a inteligência artificial e energia solar, este robô está redefinindo a maneira como os produtores operam, maximizando a eficiência, reduzindo o desperdício e promovendo a sustentabilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.