O técnico em informática é um profissional que trabalha não apenas com softwares, mas também com hardwares. Dessa forma, o profissional pode atuar nas configurações de sistemas e websites, e também com o conserto e manutenção de computadores.
Além disso, ele também pode trabalhar com outros aparelhos eletrônicos. São diversas as empresas que precisam da atuação desse profissional. Inclusive, ele está sendo cada vez mais requisitado no mercado.
Assim, a realização de um curso nessa área amplia os horizontes profissionais de quem o faz. Portanto, continue acompanhando este artigo para saber mais sobre o curso de Técnico em Informática do SENAI RJ!
Quem pode se inscrever
O curso do SENAI RJ, de Técnico em Informática, tem como público-alvo os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio Regular da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Entretanto, é preciso que o aluno esteja matriculado em unidades da região que estejam ofertando o curso, para participarem das aulas.
As vagas são para jovens cuja renda familiar é baixa, podendo ser de, no máximo, 1,5 salários mínimos, em termos de renda per capita bruta. Isso significa jovens de famílias que recebem mais que esse valor não poderão fazer o curso de Técnico em Informática gratuitamente.
Como se inscrever
A inscrição acontece de maneira online, como consta no site do SENAI RJ. O aluno deve se aplicar, mediante o preenchimento de formulário específico. Já é possível realizar inscrições e elas ficarão abertas até o dia 11 de março, ao meio-dia.
Entretanto, a mera inscrição não garante a vaga ao aluno, devendo este comparecer pessoalmente a uma unidade do SENAI para matricular-se e entregar os documentos necessários.
As matrículas também finalizam no dia 11 de março, porém as 17 horas e deverão ser feitos na unidade que o aluno escolher para cursar as aulas.
Documentos para matrícula
Aqueles que realizarem a inscrição para o curso de Técnico em Informática do SENAI RJ, deverão comparecer à unidade escolhida para a matrícula. Para tanto, deverão estar munidos dos seguintes documentos:
- · Documento oficial com foto e CPF;
- · Cópia do documento com foto e CPF do responsável legal, se houver;
- · RNE – Registro Nacional de Estrangeiros, caso seja estrangeiro;
- · Protocolo Provisório de solicitação de Refúgio emitido pela Polícia Federal, caso seja refugiado;
- · Algum comprovante de escolaridade, que pode ser a declaração do Ensino Médio, ou o Protocolo de solicitação de equivalência dos estudos concluídos no Exterior emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação;
- · Certificado de alistamento militar (CAM) ou reservista, para homens de 18 a 45 que não possuam deficiências;
- · Autodeclaração de baixa renda, dentro dos padrões acima mencionados;
- · Laudo médico ou declaração que comprove deficiência, em caso de Pessoa com Deficiência.
Os alunos devem informar o seu nome social no ato da matrícula.
Quantas são as vagas para o curso
O número de vagas para o curso de Técnico em Informática varia, por isso é preciso consultar o site oficial para sabê-lo. Para tanto, basta rolar a tela até o final e clicar em “Clique aqui” para acessar o quadro geral de vagas.