Entrevista de emprego: dicas para destacar seus pontos fortes e contornar seus pontos fracos

É muito importante que a entrevista de emprego seja uma oportunidade para o candidato destacar seus pontos fortes. Veja dicas!

É muito importante que a entrevista de emprego seja uma oportunidade para o candidato destacar seus pontos fortes de forma orgânica e não um momento de tensão e ansiedade.

Entrevista de emprego: dicas para destacar seus pontos fortes e contornar seus pontos fracos

Para o candidato se sentir à vontade no processo seletivo, é importante conhecer o seu próprio currículo de forma analítica. Sendo assim, verifique dentro de cada experiência profissional quais são os pontos fortes que devem ser explorados de forma exemplificada.

Dessa maneira, poderá tornar a entrevista de emprego um processo orgânico e objetivo para o seu futuro profissional. Além da sua experiência ser direcionada, também é necessário direcionar o seu comportamento.

Controle seus gestos e direcione sua narrativa

Sendo assim, tenha atenção plena aos seus gestos e evite falar muito rápido ou gesticular excessivamente durante a sua narrativa, por exemplo. É aconselhável que o candidato trabalhe a sua respiração e chegue mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego. Além disso, manter contato visual com a gestão do processo seletivo é muito importante para que esse processo seja resolutivo.

Analise a cultura da empresa de forma ampla

Conhecer o site da organização é um ponto de orientação indireta para o candidato. Já que uma cultura startup tende a ser mais aberta e participativa do que uma cultura tradicional. Sendo assim, esse ponto é um direcionamento para o seu comportamento. Além disso, também é uma forma de análise da viabilidade da vaga. Já que é válido ressaltar que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo de recrutamento e seleção.

Direcione suas experiências profissionais de forma exemplificada

Leve situações concretas para a entrevista de emprego, destacando seus pontos positivos e contornando seus pontos negativos. Por exemplo, destaque a sua gestão de pessoas; liderança; facilidade para lidar com metas; poder de persuasão em vendas; organização de processos; implementação de sistemas; controles internos; agendamentos etc.

Seja resolutivo

Ao destacar uma situação que requer uma melhoria imediata, apresente a solução de modo natural. Por exemplo, é possível destacar se conceitua como uma pessoa tímida, ao passo que é relevante informar que  pretende estudar teatro.

Esse mesmo modelo de colocação quanto aos seus pontos negativos pode ser levado para o seu conhecimento técnico. Por exemplo, é possível destacar que precisa se atualizar quanto algum sistema utilizado na sua área de atuação, ao passo que é relevante informar que já está realizando cotações específicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.