Técnicas eficientes de estudo para vestibulandos e concurseiros

Na hora de estudar para um concurso ou vestibular, a maioria das pessoas recorrem aos grifos e resumos. Apesar de serem bastante funcionais, esses métodos nem sempre são suficientes para absorver o conteúdo.

Nesse sentido, conhecer outras técnicas pode ser mais efetivo e ajudar a otimizar o tempo de estudos. Confira abaixo alguns métodos comprovados cientificamente que trazem bons resultados.

Como estudar de forma eficiente?

A primeira dica é fazer uma distribuição coerente e equilibrada das disciplinas e dos assuntos que precisam ser estudados. É normal que o principal problema na rotina de um vestibulando ou concurseiro seja o acúmulo de matérias. Por isso, distribuir os assuntos ao longo do tempo disponível vai garantir que você consiga dar conta de todas as disciplinas até o dia da prova.

Elaborar perguntas também é bastante eficiente. Ao produzir questionamentos você cria também uma linha de raciocínio lógico que torna mais fácil lembrar do conteúdo. Sempre que estiver estudando um fenômeno ou um acontecimento se pergunte quando aconteceu, onde aconteceu, quem estava envolvido e que fatores contribuíram para tal. Desse modo, ao invés de decorar os temas, você vai entender o conteúdo.

Assim como fazer perguntas, explicar o conteúdo para si mesmo ou para outras pessoas costuma ser bem efetivo na memorização. Isso acontece porque ao transmitir a mensagem você vai precisar elaborar o seu conhecimento de modo objetivo e claro. Nesse sentido, uma dica é ler o assunto em voz alta ou conversar a respeito dele com algum colega. 

O método Robinson também pode ser aplicado para ajudar nessa memorização. Essa técnica foi desenvolvida em 1946 e consiste em cinco passos: pesquisar, perguntar, ler, relembrar e repassar. Ou seja, você deve ler o texto, extrair perguntas, reler o texto em busca de respostas, resumir o que leu e explicar o tema para si mesmo.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.