Resumos para concursos: melhor escrever ou digitar?

Saiba como tirar o máximo de proveito desses materiais!

Você tem hábito de escrever ou digitar resumos para estudar para concursos?

Resumos estão entre os melhores métodos para aprender conteúdos para provas e é bacana entender como fazê-los de forma eficiente.

Essa técnica pode ser aplicada pelos estudantes após assistir a aulas ou ler textos, por exemplo.

Os resumos ajudam a assimilar as disciplinas, pois são construídos com aquilo que foi realmente entendido e com as próprias palavras de quem o faz.

Mas, afinal, é melhor fazer esse resumo com caneta e papel, à moda antiga, ou apostar na tecnologia? Veja a seguir as considerações sobre as duas maneiras.

Escrever os resumos

De acordo com estudos publicados por pesquisadores na revista Psychological Science e no jornal Trends in Neuroscience and Educaction, os resumos feitos à mão aumentam a densidade do conteúdo no cérebro humano.

Ou seja, ele modifica as estruturas cerebrais, fazendo com que seja absorvido de forma mais intensa e inteligível. Além disso, a qualidade das informações retidas na memória é considerada melhor.

Isso se deve ao fato da escrita ser feita de forma manual e, por isso, mais lenta e gradativa. Não é automática como ocorre na digitação, seja em computador ou smartphone, por exemplo.

Enquanto você pensa e processa a escrita também potencializa a capacidade de síntese e condensação de ideias, fatores super importantes para quem está estudando para atingir um objetivo. É exigida uma concentração muito maior.

Digitar é uma opção

Por conta da vida digital muito mais relevante atualmente, vários estudantes têm aproveitado dispositivos móveis, como tablets e notebooks para todas as etapas de seus aprendizados.

No entanto, há pesquisas atuais que relevam uma fase não tão benéfica de criar resumos com a ajuda de eletrônicos.

Em estudo publicado na revista Scientific American, no qual uma parte dos participantes de uma palestra tinham que anotar à mão o conteúdo do que era dito em um papel. Outra parte teria que fazer suas anotações diretamente no notebook.

O resultado após a ocasião mostrou que o grupo que fez resumos à mão se deram muito melhor, apresentaram um entendimento bem mais efetivo.

Ainda que seja uma pesquisa nos EUA, ela não é isolada. Há diversas outras que constatam o mesmo efeito.

A razão pode estar na facilidade com a qual o conteúdo é digitado, exigindo menos esforço cerebral. Por ser um processo mais simples, não garante efetividade na aprendizagem como no caso dos resumos escritos no papel.

Fato é que cada um deve compreender que formato é mais interessante para seu aprendizado, uma vez que o entendimento dos conteúdos muda de pessoa para pessoa.

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