Tudo sobre taxas de franquia

Confira tudo que é preciso para aprender sobre as taxas de franquias

A rede de franquias é um modelo de negócio que vem ganhando espaço no mercado financeiro e tem como objetivo construir um vínculo mais sólido entre um empreendedor e uma marca específica.  No artigo de hoje você vai conferir tudo sobre taxas de franquia, quais são as principais tarifas cobradas e para que elas servem no contexto desse vínculo entre o investidor e a marca.

Taxas de franquia -- Reprodução Canva
Taxas de franquia — Reprodução Canva

Antes de mais nada, vale lembrar que, geralmente, a empresa oferece um tipo de serviço de interesse do investidor e a relação passa a ser fundamentada em alguns graus de dependência, visto que ambos irão possuir uma autonomia intermediária em relação à gestão do negócio. Essa regra é válida principalmente para o futuro franqueado, pois terá algumas limitações de atuação, já que a própria marca exige que o modelo de funcionamento esteja adaptado às estratégias de mercado já previamente estabelecidas. Assim, a unidade terá um acompanhamento contínuo para garantir que todas as regras e configurações planejadas possam ser aplicadas de forma correta em todo o negócio.

Tarifa e suporte

O investidor, então, após a assinatura do contrato, receberá um suporte da franqueadora para que a sua gestão de negócio se mantenha de acordo com os moldes da empresa e para a implantação da sua própria unidade em uma localidade de escolha. Esse apoio é viabilizado pelas taxas de franquias, com a cobrança de valores além do capital inicial de investimento. Você paga as taxas para que possa realizar o treinamento, além de resolver questões burocráticas e investir em marketing digital, por exemplo.

Essas tarifas podem variar de acordo com o tipo de franquia, com o setor, com o contrato pré-estabelecido, com a localidade e com vários outros fatores que são influentes nesse ponto. Dessa maneira, você pode encontrar algumas taxas obrigatórias previstas na Lei de Franquias. Além disso, também existem taxas facultativas, que normalmente são cobradas por impactar no funcionamento do negócio.

Taxa de Franquia

É a taxa mais cobrada pelas empresas e está prevista como obrigatória na Lei de Franquia. Serve para a franqueadora cobrir custos de prospecção e seleção do candidato. Além disso também é útil para a remuneração da sua função de vincular a marca com o investidor. Ou seja, é feita para desenvolver o negócio da unidade e para que o treinamento inicial da equipe seja efetivado e que haja um bom assessoramento na implantação da unidade. O apoio das estratégias de acesso ao público, de estruturação, entre outros, também faz parte.

Os valores são regulamentados após a assinatura do contrato e, em junto dele, à utilização da marca da empresa pelo franqueado.

Taxa de royalties

Essas taxas, diferentemente da anterior, não são obrigatórias, apesar de muito úteis na gestão do negócio e pelo vínculo entre empresa e investidor.

Você paga pelos royalties mensalmente par pode usar a marca da franquia. Também inclui o suporte constante que a franqueadora oferece durante o desenvolvimento da unidade, mesmo após a implantação. Não há um percentual regulamentado e pré-determinado, pois os valores dependerão do tipo de serviço e dos termos estabelecidos no contrato.

Entretanto, algumas franquias não distribuem os produtos para as unidades. Nesse caso, o percentual cobrado costuma variar entre 4% e 10% do faturamento bruto de cada franqueado. É interessante reforçar que não é de cada unidade, mas de cada franqueado. Quando as mercadorias são de produção exclusiva da empresa, as taxas normalmente variam entre 20% e 40% sobre o valor das compras desses produtos.

Taxa de Fundo de Propaganda

Você recebe a cobrança mensalmente dessa taxa, mas ela não é obrigatória. Com ela, a empresa pode investir em ações institucionais que usam estratégias de marketing para promover a marca além da publicidade aplicada na própria localidade. O intuito é a divulgação da rede.

Geralmente, o percentual cobrado varia entre 2% e 5% do faturamento bruto de cada unidade. Porém, esses valores podem ser alterados e até mesmo fixados em um possível acordo prévio regulamentado pelo contrato inicial.

Viu como é interessante e simples aprender mais sobre as taxas de franquia? Este artigo buscou responder as principais perguntas, além de levar você por um caminho de muita informação. Assim, esperamos que tenha sido útil e esclarecedor para você que procurava mais sobre o assunto!

Caso ainda tenha alguma dúvida ou ache necessário, compartilhe essa informação com quem também gostaria de saber mais sobre como funciona o mundo das franquias. Não deixe de comentar sobre o que você achou, além de dividir esse artigo com todos os possíveis interessados nesse tema que é tão interessante!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.