Vale a pena investir no ramo de alimentação?

Confira se a área de alimentação pode ser lucrativa para você

Será que vale a pena investir no ramo de alimentação? Esta é a pergunta que pretendemos responder hoje, com este artigo. E, além de responder, vamos justificar as razões da resposta!

De acordo com dados apresentados pela ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), o setor de alimentação é o que mais cresce no Brasil, nos últimos anos. Além disso, esse ramo é o que mais aumentou o seu faturamento, mesmo em época de pandemia e também é o que mais gera empregos no país. 

De acordo com o IFB (Instituto Foodservice Brasil), o setor movimenta mais de R$ 170 bilhões nos serviços de alimentação.

Investir no ramo de alimentação -- Reprodução Canva
Investir no ramo de alimentação — Reprodução Canva

Por que investir no ramo de alimentação?

Considerando as incertezas da economia brasileira, causadas principalmente pela pandemia do coronavírus, o ramo de alimentação continua apresentando resultados positivos de crescimento!

Neste momento de retomada da economia, o que se percebe é que as empresas estão querendo retomar o tempo “perdido”. Assim, há um aumento significativo na quantidade de trabalho, o que gera nas pessoas a necessidade de fazer as refeições fora de casa. 

É a falta de tempo e a correria do dia a dia que são as principais responsáveis pela movimentação do setor de alimentação.

A área de alimentação possui razões específicas para se investir. Dentre elas, tem-se:

  • Não para de crescer mesmo em época de crise; 
  • Possui uma infinidade de modelos de negócio para empreender como: bares, restaurantes, hamburguerias, pizzarias, padarias, açougues, marmitas, food truck, cafeterias, entre outros;
  • O retorno do investimento é mais rápido e garantido;
  • De acordo com a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), as despesas com alimentação representam 31% do salário dos brasileiros;
  • Dependendo do modelo de negócio, não é preciso de muito investimento para iniciar.

Quais são os modelos de negócio de alimentação que estão em alta?

Entre os principais modelos, tem-se:

Delivery online

O serviço de delivery online é o que mais cresce no Brasil. Antes da pandemia, já existia, mas tomou forma realmente no período do isolamento e veio para ficar. Assim, nada melhor do que pedir a comida predileta de casa, somente usando um aplicativo de celular, realizar o pagamento online e receber na comodidade da sua casa!

É um modelo de negócio em que todos ganham, pois o cliente ganha em comodidade e tem todos os pontos de alimentação na palma da mão. Além disso, o estabelecimento aumenta o seu movimento e a sua renda, além de ampliar o seu espaço geográfico de atendimento.

Alimentação saudável

De acordo com estudos da FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo), 80% dos brasileiros procuram por uma alimentação saudável e equilibrada. Assim, o mercado da alimentação se volta para um ramo específico: o de produtos naturais, orgânicos e saudáveis.

Este nicho específico de alimentação saudável, natural e orgânica, teve um aumento significativo nos últimos anos e promete aumentar ainda mais.

Loja virtual

A tecnologia realmente está revolucionando as relações entre as pessoas e sua alimentação. Sendo assim, o cliente entra no site, escolhe o seu prato preferido, realiza o pagamento online e recebe a sua alimentação em casa ou no trabalho.

Marmitas

O setor de marmitaria está em alta, principalmente com pessoas que não querem, não sabem ou não tem tempo para cozinhar, mas, que mesmo assim, sabem que precisam fazer pelo menos uma refeição com comida caseira.

As marmitas são uma opção para fugir dos fast foods, além de normalmente conter, em sua essência, o cheirinho de comida caseira.

É possível, inclusive, oferecer ao cliente a possibilidade de planos de marmita, semanais ou mensais, além da entrega em casa, faculdade ou no trabalho.

Comidas artesanais

A comida artesanal é aquela que é feita na hora e à mão. São pratos exclusivos, que podem ser doces ou salgados. Normalmente, são pratos típicos regionais, que lembram a terra natal, despertando emoções. É a comida que o cliente quer para trazer aconchego e está disposto a pagar por isso.

Pode ser desde o mais simples, como o PF (prato feito), como uma alimentação típica de alguma região brasileira.

Voltando à pergunta inicial: Vale a pena investir no ramo de alimentação? Respondemos com toda certeza: SIM! Afinal, é o setor que mais cresce no país e tem altas chances de dar muito lucro a partir do seu foco e escolha de cardápio!

Viu só como pode ser muito interessante investir no setor de alimentos? As opções são inúmeras e é sempre possível misturar, recriar e se inspirar ainda mais no que já está no gosto do público!

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