Taxa de inscrição do Enem 2023 deve ser paga até o dia 21 de junho (Saiba mais)

Estudantes devem ficar atentos ao calendário

O estudante que deseja se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 deve fazê-lo até a próxima sexta-feira (16/06), às 23h59, horário de Brasília. Todavia, o prazo estipulado para pagar a taxa de R$85 referente à prova, vai até o dia 21/06. Pode-se pagar pelo boleto, Pix, cartão de crédito ou débito.

Ademais, quem desejar pagar a taxa de inscrição do Enem 2023 através do Pix precisa acessar o QR Code presente no boleto bancário. As pessoas isentas não precisam realizar o pagamento. No entanto, é preciso observar que a aprovação relacionada à isenção da taxa não quer dizer que a inscrição no exame foi realizada.

O mesmo vale para quem justificar a sua ausência na avaliação do Enem de 2022. Essas pessoas devem realizar a sua inscrição para poder fazer a prova deste ano. Quem precisar de algum tipo de atendimento especializado ou tratamento por nome social deve fazer a solicitação até o dia 16 de junho, na próxima sexta-feira.

As provas do Enem de 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro nos 27 estados da federação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que irá aplicar a avaliação. Quem deseja buscar maiores orientações sobre o exame deste ano, pode ir ao portal na internet do Inep.

Portal do Inep

No site do Inep, o estudante pode conferir uma página com perguntas frequentes sobre o Enem, com os principais questionamentos e respostas sobre a avaliação. Analogamente, o exame tem como objetivo principal, avaliar o desempenho escolar desses estudantes após o término de seus estudos na educação básica.

Vale ressaltar que a avaliação do Enem tem duas décadas de existência, e é considerada a porta de entrada para o ensino superior dos jovens brasileiros. Dessa maneira, eles recebem essa oportunidade através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).

A princípio, tanto as universidades públicas, quanto as particulares podem utilizar o Enem para selecionar seus alunos. O resultado do exame pode ser utilizado como um único critério para a entrada nessas instituições, ou como uma exigência complementar. O jovem também pode garantir auxílios educacionais do governo.

Neste caso, pelo exame do Enem, o estudante consegue participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com o resultado da avaliação, é possível participar de processos de seleção em instituições educacionais portuguesas, que por ventura, possuem um convênio com o Inep, a partir de suas notas na prova.

Enem 2023
Enem 2023/Fonte: CBN Caruaru

Como se inscrever no Enem 2023

Como falado anteriormente, as inscrições para o Enem deste ano devem ir até o dia 16 de junho. Para se inscrever, deve-se ir até a Página do Participante, e clicar no botão “Inscrição”. Em seguida, é necessário responder a uma pergunta da assistente virtual. Deve-se inserir o nome completo, CPF e data de nascimento.

Essas informações devem ser as mesmas cadastradas no portal da Receita Federal. Dessa forma, o estudante então precisa clicar em “Iniciar a sua inscrição”. É preciso seguir as orientações do portal, incluindo informações como raça/cor, estado civil, nacionalidade, etc. Convém lembrar que esses dados são obrigatórios.

Vale ressaltar que o estudante precisa informar se será necessário utilizar recursos de acessibilidade no dia da prova do Enem. Ele também deve escolher se sua prova de língua estrangeira será de inglês ou espanhol. Depois é preciso informar a situação no ensino médio e qual tipo de instituição de ensino frequentou.

O estudante então deve escolher em qual município fará a avaliação do Enem 2023. Em seguida, é necessário preencher o questionário socioeconômico. Depois, deve-se continuar com a inscrição clicando em ”Próximo”. Após preencher todas as informações necessárias, é preciso clicar em “Enviar a inscrição”.

Algumas iniciativas costumam arcar com as despesas da taxa de inscrição do Enem para estudantes de baixa renda. O Movimento Ampla, por exemplo, já financiou mais de 3 mil inscrições. A organização não possui fins lucrativos e procura auxiliar o maior número de jovens possível, com foco em pessoas pretas, pardas ou indígenas.

Em conclusão, esses jovens recebem o auxílio do Movimento Ampla quando eles não possuem condições financeiras para pagar a taxa de inscrição do Enem. Para maiores informações, é necessário acessar a página. No site é possível consultar quais são os critérios para participar. 

    

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.