Unicentro publica resultado do III Vestibular de Pedagogia para Povos Indígenas

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Paraná, já liberou o resultado final do III Vestibular de Licenciatura em Pedagogia para Povos Indígenas. Desse modo, os candidatos podem conferir a lista de classificação em 1ª chamada por meio da página do processo seletivo.

Além da lista de convocados em 1ª chamada, a Unicentro liberou a relação de classificados em lista de espera. Os convocados deverão apresentar os documentos necessários para as matrículas na Terra Indígena Rio das Cobras – Aldeia Sede, Escola Estadual Indígena Rio das Cobras. 

Entre os documentos solicitados para o registro acadêmico, a Unicentro solicita o RG do candidato, o documento de comprovação do pertencimento à comunidade indígena e certificado de conclusão do Ensino Médio. O documento que comprova ser integrante de comunidade indígena do Estado do Paraná deve estar assinado pela liderança indígena.

O candidato que não apresentar os documentos solicitados dentro do prazo estabelecido perderão o direito ao preenchimento da vaga.

Os candidatos que estão classificados na lista de espera devem ficar atentos às publicações da Unicentro pois há possibilidades de novas convocações. 

Sobre o processo de seleção

Essa é a 3ª edição do processo seletivo para o curso Licenciatura em Pedagogia para Povos Indígenas. Puderam participar desse Vestibular estudantes das etnias Kaingang e Guarani.

A classificação dos inscritos foi feita a partir do desempenho obtido pelos candidatos em prova de Redação aplicada pela Unicentro. A aplicação aconteceu em 21 de maio de 2023, no Colégio Estadual Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras.

A prova de Redação teve valor máximo de dez pontos. Para fins de avaliação do texto, a Unicentro considerou os seguintes aspectos: a) título; b) tema; c) coerência; d) tipologia textual; e) emprego da norma padrão; e f) coesão.

Sobre o curso 

O curso de Licenciatura em Pedagogia para Povos Indígenas é o primeiro curso destinado especialmente para indígenas do estado do Paraná, e funciona de acordo com a Pedagogia da Alternância. 

De acordo com a Unicentro, neste curso, os alunos possuem atividades concentradas no tempo universidade (na escola Rio das Cobras, ficando alojados nela) e no tempo comunidade. Nesse sentido, os estudantes vão até as comunidades relacionando conhecimento teórico e prático. O curso tem como público-alvo os estudantes indígenas de várias localidades do Estado do Paraná, das etnias Kaigang, Guarani e Xetá.

Oferta de vagas 

A oferta total da Unicentro, segundo indicado no edital, é de 60 (sessenta vagas) para o Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade presencial em regime de alternância. As oportunidades visam o ingresso de novos alunos no segundo semestre letivo deste ano. 

Do total das vagas, 25 (vinte e cinco) são para indígenas Guarani, enquanto outras 35 (trinta e cinco) vagas são exclusivas para indígenas Kaingang.

Vestibular para indígenas

Além dessa seleção para a Licenciatura em Pedagogia para Povos Indígenas, a Unicentro conta também com outro vestibular para ingresso de pessoais indígenas em seus cursos de graduação, o Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná.

O resultado desse Vestibular também já foi divulgado. Além da Unicentro, ofertaram vagas  no XXII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná a UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Uenp e Unespar.

A Unicentro realizou a aplicação das provas nos dias 7 e 8 de maio de 2023, no período da tarde, das 13h às 18h. Conforme indicado previamente no edital, houve locais de prova nos seguintes polos: Mangueirinha, Manoel Ribas, Apucaraninha, Santa Helena, Nova Laranjeiras, Cornélio Procópio e Curitiba. 

Além de uma Prova Oral de Língua Portuguesa, os candidatos responderam uma prova objetiva composta por 40 questões sobre as disciplinas do Ensino Médio.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

Leia também Inep abre período de inscrição para o ENEM 2023 nesta segunda-feira (5); veja como se inscrever.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.