Surpresa total, LULA bate o martelo e confirma LEI que vai impactar brasileiros com DÍVIDAS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), citou o programa Desenrola, que prevê a renegociação de dívidas, em discurso que marcou os 100 dias do novo governo, no último 10 de abril. O Chefe do Executivo Federal cobrou do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o lançamento do programa. Em tom de brincadeira, o petista olhou para Haddad e pediu para ele “desenrolar o programa, pelo amor de Deus“.

“Eu lembro que eu dizia na campanha que, se a gente não fizer, dá a impressão de que a gente está enrolando o povo. Como o programa chama Desenrola, Haddad, eu queria que você, a sua equipe, fizesse uma conversa na Casa Civil, preparasse esse programa para gente lançar”, disse o presidente Lula no discurso feito no Palácio do Planalto.

“Por mais dificuldade que a gente possa ter, tem que ter um começo. E nós precisamos lançar esse programa para ver se a gente termina com a dívida que envolve quase 60 milhões de pessoas que estão se endividando no cartão de crédito para comprar o que comer. Não tem sentido. vamos desenrolar, pelo amor de Deus. Vamos desenrolar aí”, brincou ele.

O caminho do Desenrola

O Desenrola foi uma das principais promessas de campanha do presidente Lula nas eleições do ano passado. Segundo ele, a ideia é basicamente criar um sistema que facilita a vida das pessoas que estão em situação de dívidas.

O Governo Federal vai criar uma espécie de fundo para que nenhuma empresa ou instituição financeira fique no prejuízo mesmo em um cenário em que o cidadão não pague o dinheiro depois da conclusão da negociação.

O trâmite

No último mês de março, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad disse que o desenho do Desenrola já estava pronto, mas evitou falar sobre detalhes porque ainda precisava de uma aprovação por parte da Casa Civil e também por parte do presidente Lula.

O chefe de estado já aprovou a ideia, mas segundo informações de bastidores, ele deixou claro que o lançamento do Desenrola só poderá ser feito no momento em que o aplicativo do projeto estiver realmente pronto. Até agora, não há uma data para a liberação do software.

Preocupação com dívidas

O lançamento do programa Desenrola deve acontecer em um contexto de alto endividamento de boa parte das famílias brasileiras. O Governo Federal avalia que milhões de pessoas estão com a capacidade de consumo comprometida justamente porque estão cheias de contas para pagar.

Desenrola x Bolsa Família

Quem também deve estar pedindo a Deus pelo lançamento do Desenrola são as pessoas que faziam parte do Bolsa Família e foram excluídas do programa nas últimas semanas. A preocupação é especialmente maior entre as pessoas que ainda estão pagando o consignado.

Dados revelados pelo portal de notícias Uol mostram que 104 mil famílias que estavam dentro do sistema do consignado foram excluídas do Bolsa Família. Neste caso, elas não deixam de ter que pagar o crédito. Agora elas precisam pagar com o dinheiro do próprio bolso.

Em entrevista no início do ano, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) disse que estas pessoas também devem entrar no sistema do Desenrola.

“É grave o problema dos endividados do programa Auxílio Brasil no chamado consignado. Primeiro já tratado do ponto de vista da própria legalidade, usado no período de eleição com claramente objetivos eleitorais. O presidente Lula durante a campanha já demonstrou muita sensibilidade com os endividados e trabalhou o programa Desenrola, que vai incluir esse público do Bolsa Família“, disse o Ministro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.