Em breve, os beneficiários do Bolsa Família ganharão um novo cartão. O dispositivo de saque será emitido em um formato atualizado nos próximos meses. O novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já havia anunciado a expedição da ferramenta em 2022.
O intuito com o novo cartão do programa social é facilitar o uso do benefício, de modo que a movimentação não fique restrita somente ao aplicativo Caixa Tem. Boa parte dos beneficiários, atualmente, recebem os valores através da conta poupança social digital.
Contudo, é importante frisar que a distribuição de um novo cartão não é novidade. Desde a primeira versão do projeto houve a entrega das ferramentas. Quando passou para Auxílio Brasil, o governo Bolsonaro também emitiu um novo modelo. Agora, com a reformulação, o mesmo se repete.
Qual o objetivo do novo cartão do Bolsa Família?
Na prática, o novo cartão de débito será lançado por estes motivos:
- Facilita o uso do dinheiro, podendo ser usado em estabelecimentos, como supermercados, por exemplo;
- Ajuda no acesso para os beneficiários que não possuem celular, internet ou não sabe mexer no aplicativo;
- Permite o saque do dinheiro nos terminais de autoatendimento da Caixa e na rede Banco24horas.
Quais são os contras do novo cartão do Bolsa Família?
Confira a seguir:
- Alto custo, com um investimento de R$ 14,24 por unidade, em média;
- Não há valores definidos sobre quanto a proposta custaria;
- O novo governo também não informou se vai usar ou descartar os cartões atuais.
Cartões do Auxílio Brasil podem ser usados no Bolsa Família?
De antemão, é importante ressaltar que a emissão do cartão do Auxílio Brasil gerou um custo aproximado de R$ 93 milhões até o momento. O investimento foi realizado visando a substituição dos antigos cartões do Bolsa Família.
Na época, cerca de 14,6 milhões de famílias beneficiárias do antigo Bolsa Família foram automaticamente incluídas no então Auxílio Brasil. Essas pessoas foram autorizadas a continuarem usando a versão antiga do cartão do programa até o novo ser viabilizado.
Lembrando que, dos 21 milhões de beneficiários da atual iniciativa, apenas 8,5 milhões receberam o cartão do Auxílio Brasil, criado pelo governo Bolsonaro. Enquanto isso, como mencionado, já foi anunciada a distribuição de novos cartões do Bolsa Família.
Sendo assim, até que o novo dispositivo seja entregue, as 8,5 milhões de famílias beneficiárias poderão continuar usando o cartão do Auxílio Brasil. Por fim, o governo Bolsonaro ainda possui um estoque de 12 milhões de cartões que serão inutilizados.