SP: Prefeitura autoriza aulas presenciais a partir desta segunda-feira (12)

As escolas municipais de São Paulo voltam a reabrir suas portas para promover aulas presenciais a partir desta segunda-feira (12).

De acordo com a Prefeitura, a autorização para as instituições de ensino ocorreu por conta do fim da fase emergencial do Plano SP, estabelecido pelo governo do estado.

Vale lembrar que essa decisão da volta às aulas foi divulgada na última sexta-feira (9) na coletiva convencional realizada pelo governo. Além disso, um decreto estadual já determinava a educação um serviço essencial, autorizando assim o funcionamento das escolas em todas as fases do Plano SP.

A saber, as escolas privadas da cidade também têm o aval para receber alunos, entretanto, por enquanto não há muitas que aderiram às atividades presenciais.

Segundo o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, tanto nesta segunda-feira quanto terça-feira (13) as escolas deverão trabalhar na orientação dos pais sobre as aulas e organização do rodízio de estudantes, o qual acontece em todas as fases do ensino, menos na Educação Infantil. Haverá um limite de 35% de alunos nas salas de aula.

Não há obrigatoriedade para os alunos participarem das atividades presenciais. Aqueles que preferirem, podem continuar acompanhando as aulas remotas.

Aulas presenciais na rede estadual voltam dia 14

As escolas da rede estadual também deve retornar com as aulas presenciais. Todavia, essa volta acontecerá a partir da quarta-feira (14).

A orientação da rede estadual é dar prioridade para crianças da Educação Infantil e da fase de alfabetização devido à dificuldades com o ensino remoto e com alunos com defasagem na aprendizagem, com necessidade de alimentação escolar ou com a saúde mental em risco.

“Temos um mapeamento com alto grau de ansiedade, depressão, suicídio, e é importante que a gente tenha nesse mapeamento uma prioridade de atendimento”, disse Rossieli. Na rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação disse também que dará preferência para alunos que são filhos de profissionais dos serviços essenciais como saúde, educação, assistência social, transporte público, segurança e serviço funerário.

Já as escolas particulares não entraram em um consenso. Os colégios Anglo, Dante Alighieri e Santa Maria confirmaram que reabrem hoje aos alunos. O Bandeirantes estuda retornar no dia 19 de abril, depois do período de férias. O colégio Santa Cruz e a Escola Nossa Senhora das Graças (Gracinha) manterão as atividades online.

E então, qual sua opinião sobre esta notícia? Compartilhe com seus amigos!

Leia também – Unicef aponta retrocesso na educação brasileira devido ao fechamento das escolas na pandemia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.