Leitura evolutiva: Objetivos e como pode beneficiar o aprendizado

Leitura evolutiva ensina estratégias que podem ser usadas em qualquer área de estudo. Tendem a exigir que os estudantes leiam e entendam grandes quantidades de textos complexos, assim como matérias complicadas e novas.

Ao ensinar aos leitores que um texto é a soma de suas partes e mostrar-lhes como usar essas partes a seu favor, eles se sentirão prontos para enfrentar qualquer tipo de leitura que possam encontrar.

Objetivos da leitura evolutiva

Não é o caso de que todos os leitores experimentem a leitura da mesma maneira. Existem alguns que começam a ler rapidamente, alguns que nunca o fazem e alguns que estão no meio, mas é importante que todos os alunos tenham oportunidades iguais.

O objetivo da leitura evolutiva é elevar os alunos que precisam de mais apoio e nivelar o campo de jogo para que a leitura pareça possível para todos.

Leitores fluentes

Alguns alunos dominam a leitura rapidamente. Esses alunos podem ser tão fluentes no uso de recursos de texto que podem localizar informações em um texto sem fazer muita leitura.

Esses leitores estão equipados com habilidades e estratégias que lhes permitem pegar atalhos sem sacrificar a qualidade de sua leitura, precisão ou compreensão.

Alunos altamente alfabetizados geralmente possuem uma confiança que os permite ler textos difíceis sem entrar em pânico e são mais propensos a gostar de ler por causa disso. O mesmo não pode ser dito para aqueles que lutam para ler.

Leitores com dificuldade

Existem muitos tipos de estudantes que podem se afligir por conta dos conteúdos de estudo. Seja por causa da extensão dos textos, complexidade ou ambos.

Aqueles que nunca se sentiram entusiasmados com a leitura ou nunca tiveram modelos de leitura em suas vidas provavelmente não vão querer melhorar suas habilidades.

Além disso, pessoas com deficiências ou distúrbios como dislexia ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade estão em uma desvantagem injusta em muitas de suas classes.

Leitores com dificuldades podem desligar quando apresentados a um texto sem procurar informações que tornem a leitura mais fácil. A baixa confiança faz com que esses leitores se sintam desesperados.

Entretanto, recursos de leitura evolutiva lhes dará uma sensação de controle sobre o que se lê. Com a prática, o estudante pode eventualmente se sentir confortável lendo e se sentir muito mais positivamente em relação a ela.

E então, o que achou das dicas?

Não deixe de ler também – 10 dicas para melhorar sua fluência de leitura

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.