O Sonegômetro é o indicativo que só em 2021 mostrou a perda de R$ 549,00 bilhões no que se refere à sonegação dos impostos, segundo o Fisco. Tal estudo é praticado pela Receita Federal, mostrando quanto se deixou de pagar em tributos PIS/Cofins. Confira mais detalhes na matéria desta segunda-feira do Notícias Concursos.
Portanto, veja: CPF irregular: banco pode desativar sua conta? Entenda melhor o caso
Receita avalia as sonegações de Impostos com o Sonegômetro
O Sonegômetro mostra o que sabemos: a sonegação dos impostos prejudica vários setores da nossa economia. A Receita Federal prevê que o levantamento seja feito também em se tratando do Imposto de Renda.
Segundo o órgão, o trabalho do levantamento de informações perdura há um ano. Pois, a intenção é mostrar o que deveria se recolher, bem como o que realmente entrou nos cofres públicos.
Assim, confira: Prova de vida INSS: retorno da obrigatoriedade em 2022; saiba mais
Então, além de sonegação dos impostos, esse levantamento também mostrará os valores não arrecadados nas disputas judiciais. Sem contar nos demais valores não cobrados como incentivo do Governo a alguns setores da economia.
O que seria sonegação?
A sonegação é omitir ou esconder valores dos órgãos do governo. Isso significa não informar rendimentos ou atividades empresariais. Conquanto, a sonegação permite que empresários não paguem impostos, assim como paguem valores a menor do devido.
Faz-se por meio da ocultação dos documentos fiscais, tal como da abertura das empresas em paraísos fiscais. Assim, como o Sonegômetro acusa, há a alteração dos valores dos produtos e serviços. Então, exemplo é quando os comerciantes vendem por um valor e emitem nota por preço inferior.
Ademais, leia: Código QR fixo PJ Nubank: facilidade nos pagamentos; confira