CPF irregular: banco pode desativar sua conta? Entenda melhor o caso

Irregularidades estão sendo penalizadas

Certas contas bancárias infelizmente estão tendo o cancelamento executado por causa de CPF irregular.  O Cadastro de Pessoa Física do cidadão estando desconforme, diversas sanções acabam sendo aplicadas. Entre elas tem o cancelamento das contas bancárias, segundo regulamentação de 2019 do BC (Banco Central). Entenda o que acontece na matéria desta segunda-feira (27) do Notícias Concursos.

Assim, leia mais: Aumentar limite do cartão de crédito Nubank: tem como? Veja dicas fáceis para conseguir

CPF irregular pode levar a cancelamento de conta em banco

O CPF irregular acontece em certas situações. A exemplo é quando se esquece de entregar a declaração de Imposto de Renda. Quando o CPF é roubado, mas o titular por seus motivos não regulariza tal situação, também pode constar pendência. Há ainda caso de inadimplência afetando o cadastro.

Como regularizar

De forma geral, a regularização desse documento tem que ser feita na Receita Federal. Também se pode  baixar o app CPF Digital a fim de realizar consultas, bem como tirar dúvidas.

Caso o problema seja relacionado ao Imposto de Renda, deve-se consultar o e-CAC. O código do acesso se obtém no mesmo site ou no app “Meu Imposto de Renda”.

Contudo, o problema corre o risco de ser falta de informação ou dado incorreto. Neste caso, é preciso  preencher o formulário dentro do endereço eletrônico da Receita.

Assim, confira: Tarifa social: milhões de brasileiros receberão descontos no talão de energia elétrica

Inadimplência

CPF irregular
CPF irregular: banco pode desativar sua conta? Entenda melhor o caso – Foto: Canva Pro

Mesmo sendo menos frequente, as contas bancárias podem enfrentar problemas nos casos de inadimplência. Assim, os bancos limitam transações, cancelam cartões, retiram limites, bem como outros serviços que são prestados.

Nos dois últimos anos, o Banco Central constatou que tinham mais de 100 milhões de cartões no Brasil. A tal número some um alto índice ligado à  inadimplência, pandemia e desemprego. É possível imaginar que parte de todos os consumidores encontra muita dificuldade em manter todas as contas pagas em dia.

Aproximadamente 67% de toda a população encontra-se em estado de pendência financeira. Má utilização do cartão é um vilão. Ele é o responsável por 80% das pessoas endividadas.

De forma geral, para evitar certos transtornos, sempre fique atento aos dados do pagamento. De igual modo, confira informações entregues junto à Receita para não ter o CPF irregular.

Ademais, leia: Desconto na fatura Nubank: é possível conseguir pagar menos na fatura do cartão de crédito?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.