Aprenda a fazer uma solução caseira para desengordurar panelas

Confira nossas dicas incríveis para deixar suas panelas limpíssimas

Quer aprender a fazer uma solução caseira para desengordurar panelas? Se você está sofrendo para deixar as suas panelas ainda mais brilhantes e com aparência melhor, precisa conferir todas as nossas dicas incríveis. Então hoje, confira exatamente como preparar essa mistura milagrosa.

Conheça a solução caseira para desengordurar panelas

Em algum momento da sua semana sempre vai surgir aquela panela em que você tenta de diversas formas possíveis e impossíveis de retirar a gordura, mas simplesmente não sai. Às vezes, essa gordura fica tão impregnada que começam a surgir aquelas manchas amareladas na sua linda panela de inox.

Em outro momento, então, surge mais uma panela aqui e uma frigideira ali, e quando você percebe, parece que a cozinha inteira está engordurada. Por isso, o ideal é aprender uma ótima solução caseira para desengordurar panelas.

Mas não se preocupe que os seus problemas engordurados terminam hoje. Assim, vamos ensinar uma solução caseira, muito simples e muito acessível para desengordurar as panelas da sua cozinha. Dessa forma, nunca mais retirar a gordura do inox será um estresse. Você pode encontrar os ingredientes na cozinha mesmo, então é muito provável que sempre tenha em casa e, por isso, a acessibilidade da receita.

E essa solução serve para tudo? 

É uma mistura muito fácil e serve para limpar panelas encardidas, manchadas e até mesmo queimadas. Além das panelas, como bônus, também serve para limpar fogões, fornos e qualquer parte da sua cozinha que acumule gordura. 

Não é nenhum milagre, então é preciso esfregar bem e com jeitinho para que toda a gordura saia. Assim, evita um grande esforço e a panela já fica limpa bem rapidinho. 

E precisa fazer muita quantidade?

Você pode fazer uma quantidade grande para sempre manter limpas as suas panelas, pois é possível guardar a mistura em qualquer recipiente, seja dentro ou fora da geladeira. É interessante fazer uma quantidade maior para que as panelas não voltem a ficar muito encardidas com o uso. Assim, você estará sempre mantendo o brilho de todas elas. 

Mas também é possível fazer uma quantidade menor para quando decidir limpar apenas naquela hora.

Ingredientes da solução caseira para desengordurar panelas

Para fazer 1 litro, será preciso:

  • 500 ml de vinagre de álcool;
  • 500 ml de detergente;
  • 1 colher de sopa de sal de cozinha;
  • palha de aço.

Para fazer 160ml, será preciso apenas diminuir a quantidade:

  • 80 ml de vinagre de álcool;
  • 80 ml de detergente;
  • 1 colher de chá de sal de cozinha;
  • palha de aço.

Modo de preparar

Primeiramente, você deve colocar os 80 ml de detergente num recipiente de sua escolha. Assim, o ideal é que seja um detergente neutro (transparente ou amarelo) numa vasilha. Logo depois, você deve colocar a mesma quantidade do vinagre de álcool. Por último, coloque uma colher de sal (chá ou sopa) e misture bem. 

Dica extra: o vinagre de álcool é um produto super versátil que ajuda a limpar não apenas panelas, mas pisos, vidros e até mesmo retirar mofo acumulado em superfícies. 

Pronto, a sua solução caseira já está pronta para ser usada e deixar suas panelas brilhando.

Modo de usar a solução caseira para desengordurar panelas

Modo de usar a solução caseira para desengordurar panelas - Reprodução Canva
Modo de usar a solução caseira para desengordurar panelas – Reprodução Canva

É bastante simples. O melhor é realmente usar uma esponja de aço, porque o material é mais adequado para tirar a gordura. Entretanto, caso só tenha a esponja comum, pode usar que também irá funcionar.

Você irá mergulhar a esponja na solução caseira e, no próprio recipiente, retirar um pouco do excesso. Depois, é só colocar sobre a superfície da panela e esfregar. Como dito antes, não é nada milagroso, então tem que esfregar normalmente como lavar um prato no dia a dia.

É interessante esfregar uma vez para retirar todo “o grosso” da sujeira e enxaguar. Nesse momento, já é possível ver a grande diferença e sua panela já estará quase brilhando como nova. Então, depois de lavar para tirar o excesso, mergulhe a esponja mais uma vez e retorne a esfregar. Dessa vez, você vai precisar de ainda menos esforço, porque já vai estar praticamente limpa. Por fim, é só enxaguar novamente e a limpeza estará completa. 

Mais uma dica extra: você pode passar o produto diretamente na panela para limpar com ainda mais vigor.  

Para quais panelas essa solução serve?

Essa simples solução caseira também serve para limpar panelas coloridas, como aquele conhecido conjunto de panelas vermelhas. Não precisa se preocupar, pois isso não retira a cor e não estraga o material.

Agora, com essa misturinha rápida e fácil, as panelas (aço inox, alumínio, antiaderente) vão estar sempre brilhosas, sem gordura acumulada e sem aquelas manchas amareladas que incomodam os donos e as donas de casa. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.